sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dica literária: Deuses Americanos

Ontem terminei de ler um livro de um dos melhores escritores de fantasia do século 20; e por que não 21? Já que ele ainda não parou de escrever.
O nome do livro é "Deuses americanos" e conta a história de Shadow, uym ex-presidiário, que ao que tudo indica não teve culpa de nada e logo que sai da prisão é contratado por um misterioso homem, chamado Wednesday.
Após alguns capítulos e descobertas nada agradáveis, Shadow descobre que Wednesday é um deus nórdico, o pai de todos, que veio para a América junto com os vikings e outros deuses do velho continente, porém o que ele e seus outros colegas infinitos não esperavam era que a América é um terrível lugar para os deuses, pelo menos a América do "americanos".
O livro contém uma suave critica aos estadunidenses e seu estilo de vida, nada saudável, de esquecer o que é para ser venerado e venerar o que é para ser esquecido e logo em seguida, esquecer o que foi venerado para venerar algo mais novo que também será esquecido.
O livro é muito bom, a história é incrível, com várias reviravoltas e com certeza é uma das melhores obras de Sandman, talvez perde para Sandaman e Coraline... Eu não li Sandman completo e só assisti o filme da Coraline (Muito bom, por sinal).
Mas um fato inegável é que Gaiman é um dos melhores escritores de fantasia da atualidade, se não o melhor, sou muito fã dele e vale a pena ler esse livro.
Leiam, Deuses Americanos, de Neil Gaiman.

sábado, 15 de setembro de 2012

Dica literária: Ratos e Homens

Hoje irei falar de um livro que li há um bom tempo e que gostei muito.
Começarei falando que eu ouvi falar desse livro através de críticas na internet, li que era um clássico realista dos EUA e que por lá eles lêem como leitura obrigatória.
Bem... Pensando nisso comecei a duvidar de que o livro era bom, mas como não tinha nada melhor pra fazer, decidi lê-lo.
O livro é curtinho, então pensei que mesmo que fosse porcaria não teria perdido meu tempo.
Então comecei a lê-lo.
Agora vem a história: O livro retrata uma parte da vida de dois amigos, George e Lennie, um é pequeno, esperto e ambicioso, o outro é grande, forte, porém desprovido de inteligência, mas com um coração puro, como o de uma criança.
A história se passa nos anos 20 e 30, na época da Grande Depressão e os dois amigos tentam encontrar emprego, para comprar seu ranchozinho, com uma casinha, uma horta e coelhos.
É comovente ler esse livro, pois mostra uma amizade sincera, além dos personagens serem muito carismáticos, principalmente Lennie, que já é um dos meus personagens favoritos de livros.
Apesar do final trágico, é um ótimo livro e todo estudante de colegial deveria lê-lo, por que é um retrato da realidade, fria e cruel em que vivemos.
Bem, essa é a minha dica de hoje.
Até!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dica literária:O apanhador no campo de centeio

Olá, hoje eu estou começando uma nova sessão aqui no meu blog, chamada de "Dica literária".
Essa semana terminei as aulas teóricas na auto escola e hoje passei no simulado, quinta que vem vou fazer a prova no DETRAN, então, até que estou bem hoje, apesar de um desentendimento com uma amiga, mas isso não vem ao caso.
O caso é que eu decidi abrir essa sessão com um livro do qual eu gosto muito chamado "O apanhador no campo de centeio" escrito pelo meu escritor favorito J. D. Salinger.
Sinceramente, não sei o que significa o J e o D, mas sou fã do cara.
Eu gosto muito desse livro e terminei de lê-lo pela segunda vez há algumas semanas, mas não tava com ânimo para escrever uma dica aqui.
Lembrando que isso não é uma crítica, é uma resenha.
E eu não sou capaz de criticar o Salinger, por que o cara escreveu simplesmente os melhores contos que eu já li até hoje.
Já li Neil Gayman, Edgar Allan Poe, Lovecraft e Stephen King, ou seja, os melhores do gênero de contos... Esses escritores são todos de horror e fantasia e tal, mas criam textos incríveis e nada cansativos.
Mas o Salinger é diferente, o cara escreve de um jeito casual, que faz com que você esteja lendo apenas uma página no livro da vida dos personagens.
E é isso que ele faz no "apanhador", ele nos mostra apenas alguns dias na vida de um adolescente chamado Holden Caulfield, o rebelde que inspirou a música do Green Day.
Holden é um adolescente que havia acabado de ser expulso de um colégio particular chamado Pensey, cheio de cretinos (sei bem como é), mas ele não havia contado isso para os pais, só que ele não tinha nada para fazer, então vai para Nova Yorque, só passar o tempo.
E assim o livro passa, Holden toma decisões ruins, desiste delas, comete erros, apanha., fica bêbado, dorme pouco, come menos ainda, assiste filmes, bate uns papinhos intelectuais, estraga tudo com uma garota, fica indeciso, faz as pazes com a garota, se encontra com a irmã e filosofa muito nas 80 ou 90 páginas do livro (Eu li uma versão antiga).
Bem, essa é a minha dica, aliás a minha dica é você ler toda a obra de Salinger, que consiste em apenas 4 livros, muito bons por sinal e que me inspira muito.
Até mais.
Ps: Essa é a capa estadunidense, muito melhor que a brasileira.