quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A esperança

Suzanne Collins é uma grande escritora!
Já falei aqui sobre os Jogos Vorazes, uma séria de livros e "A esperança" é o terceiro e último livro dessa série,  os dois primeiros livros te fazem pensar que essa é apenas mais uma série de livros infanto-juvenis, que não cheira, nem fede. Com uma história boa, um tema ótimo, mas mal abordada, devido aos exageros emocionais da personagem principal, que pensa coisas totalmente desnecessárias e mergulha em um drama adolescente que enche o saco. Felizmente tem o bom tema do livro, que aliás é um tema muito atual, mas é um tema que não permite uma abordagem profunda sem que os personagens principais se ferem no final.
Mas nesse não, é um livro com final feliz e eu gosto de finais felizes, mas até lá você fica com muita raiva do livro.
E é aí que entra a genialidade de Suzanne Collins.
Ela sabe mexer com o leitor direitinho, fazendo você ficar com o cú na mão, ela faz você querer queimar o livro, eu mesmo pensei que iria escrever esse post xingando o livro, postando uma foto dele queimado aqui. Mas os 45 reais que eu gastei nele foram bem gastos, por que o final é lindo.
Sem duplo sentido ou piadinhas de mal gosto agora, o livro é lindo, no melhor sentido da palavra.
Você fica com uma puta vontade de queimar o livro, perde a fé, mas nas últimas 4 páginas você sente que esse livro é lindo, ou melhor, que o final é lindo e muito bem pensado. E quando você chega no epílogo, você está sorrindo, feliz em saber que tudo deu certo, mesmo que muitas coisas ruins tenham acontecido até lá.
Enfim, nota 10 para "A esperança", o filme eu não acho que vou assistir, por que eu tenho quase certeza que aqueles chatolinos de Hollywood vão estragar toda a história, já colocaram uns atores pensando apenas na beleza deles, mas isso não vem ao caso.
O livro vale muito a pena, você não vai se arrepender.