Após três longos meses lendo essa "tortura" (o livro tem mais de 700 páginas), finalmente resolvi fazer esse post.
"Os irmãos Karamazov" é um livro de 1881. escritor por Fiódor Dostoiévski e é tido como um dos melhores livros da literatura russa e de todos os tempos.
Sua história é contada do ponto de vista de um monge, fora da ação, mas que conhece todos os fatos e também é onipresente, o que deixa uma dúvida no ar indagando se tudo o que é dito realmente aconteceu. A história contada se centra em três irmãos, filhos de um homem rico de uma cidade pequena no interior da Rússia. Os três irmãos interagem com diferentes pessoas, cada um seguindo um caminho diferente, enfrentando seus próprios dilemas, muitas vezes sem poder contar com a ajuda deles entre si.
Este não é um livro ruim, mas também não é essa Brastemp toda que todos dizem. Para começar, a história não é lá grande coisa, mas o desenvolvimento dela e a construção dos personagens é muito bem escrita, apesar de muito se perder na tradução para o português. Os personagens também são muito bem característicos, o que não cria nenhuma confusão, levando-se em conta o número de personagens que a obra contém.
No entanto, não é um livro fácil de lar, afinal têm mais de 700 páginas, diversas conversas que acrescentam pouco a narrativa e servem mais para mostrar a filosofia de vida que Dostoiévski seguia ou queria seguir, não fica claro.
Enfim, "Os irmãos Karamazov" é um bom livro, mas a obrigatoriedade de leitura ficapor sua conta e risco.