"Faces" é o nome de um projeto de (pasmem) 90 minutos do rapper americano Mac Miller, disponibilizado gratuitamente para download pela internet.
O projeto é o primeiro trabalho do rapper que eu dediquei a devida atenção, principalmente pelo fato de ser um CD de 90 minutos de duração, o que é um espanto, considerando que 90 minutos é um filme.
O CD têm 24 músicas.
E são 24 músicas, 90 minutos, de pura depressão. Mac Miller esquece as festas, as mulheres gostosas, os amigos ricos, drogados e malucos, produzindo um CD repleto de versos que demonstram culpa, depressão, raiva e desapontamento consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.
Nas canções, ele explora o lado falso de toda a sua carreira, apesar das festas, das bebidas e das drogas, o abuso começa a pesar em suas costas, chegando ao cúmulo dele sentir-se tentado a morrer, começando com letras declarando seu tédio e desapontamento, chegando no ápice com a música "Happy Birthday", em que ele canta que há uma festa de aniversário para ele, mas todos são falsos, estão só interessados em fingir uma amizade com ele e participar de uma festa na mansão de um astro de rap.
À partir daí começam as melhores canções do CD, com ótimas rimas, declarando seu vício em drogas, desglamorizando seu dinheiro e suas mulheres, revelando fatos intensos e tristes (como aborto forçado e a destruição gradativa de seus amigos no mundo das drogas pesadas), acompanhado de batidas cada vez mais sombrias, minimalistas e ao mesmo tempo bem elaboradas, com influências jazzísticas soberbas.
Tudo isso faz de "Faces" um dos CD's mais depressivos que eu já ouvi. Tudo ajudando a aumentar a angústia sentida por Mac Miller, sua depressão e sua culpa.
Mas ao mesmo tempo, é lindo.