quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dica televisiva: Space✩Dandy

Space-Dandy


Space✩Dandy é um clássico moderno.

Além de ser o tão aguardado anime de 2014 dirigido por Shinichiro Watanabe, é também um anime com uma das narrativas mais interessantes, divertidas e legais dos últimos tempos.

Space✩Dandy conta a história de Space Dandy, um fanfarrão no espaço, que têm como profissão caçar alienígenas desconhecidos em troca de dinheiro no centro de cadastro de alienígenas e, como hobby, visita os Boobies, uma rede de lanchonetes espaciais que contém garçonetes peitudas como principal atrativo.

A narrativa é simples e como anime de humor funciona perfeitamente. Dandy também têm como companheiros QT, um robô com voz fofa e desatualizado, mas que serve para limpar a nave deles (Aloha Oe) e consertar eventuais problemas técnicos, além de um companheiro indesejado, um gato alienígena com um nome impossível de ser pronunciado por meros humanos. Esse trio fica conhecido como BBP, que é um sigla para Burrão, cabeça de vento e cabeça de alfinete (tradução livre do japonês) e os três se metem em aventuras pelo espaço, enquanto são caçados por um general do império Gogol, que enxerga Dandy como uma ameaça para o universo.

O fato de Dandy ser um valentão, pegador e anti-herói, afinal ele é tipo como um vilão pelo império Gogol ( mas isso é envolto em mistério pois não são apresentadas as reais intenções do império) torna Dandy em um personagem único, principalmente em séries de humor japonesas, onde o personagem principal é sempre um mané deprimente e chato, ou mesmo em séries ocidentais, onde o fanfarrão é o vilão da história, o cara que pratica bullying e é tido como idiota por todos.

Nesse anime, o valentão é o personagem principal, continua sendo burro, mas é o cara que chama a atenção das garotas, o pegador, o cara que não tem medo de zoar com todo mundo e ainda assim se dá bem no final. Concluindo, um personagem único no mundo do anime, o que já seria suficiente para transformar esse anime em algo excepcional.

Mas não podemos esquecer de que esse anime é dirigido por Shinichiro Watanabe e como tal, ainda conta com uma excepcional trilha sonora (cheia de influências new wave e, claro, jazz) e qualidade de animação, muito fluída, leve, mesmo contando com uma infinidade de detalhes. Os personagens são bem detalhados e a animação é muito boa, as cenas de ação remetem a Tengen Topa Gurren Lagan, bem enérgicas e fortes.

Por falar em influência, o anime também contém diversas referências, desde mais óbvias como 2001: Uma odisséia no espaço e Cowboy Bebop, até influências menos óbvias, como Rango e grupos musicais japoneses antigos.

Cada episódio é fechado em si mesmo, contando uma história que talvez não siga uma ordem cronológica da forma como nos é apresentada, aumentando a curiosidade em saber como tudo se encaixa na história, além de contar com diversos conflitos e temas existenciais, filosóficos ou mesmo científicos escondidos por baixo do pano de fundo principal: o humor.

Enfim, Space✩Dandy é um alívio numa era dominada por animes ruins, envolvidos num hype fenomenal, porém desmerecido. E que venha a 2ª temporada em Julho.

5 pontos