sábado, 18 de outubro de 2014

Dica cinematográfica: "Super" (2010)

super-movie-poster


"Super" é um filme de super-heróis sem poderes, nos moldes de Kick-Ass, com um pouco mais de drama, do ano de 2010.


O filme conta a história de Frank, um bunda mole, não cheira, nem fede, que após ver a sua viciada ex-mulher com outro homem, um narcotraficante sedutor, decide virar um super-herói, acreditando ter recebido um chamado de Deus para isso, combatendo o crime sob a alcunha de "Crimson Bolt", usando uma fantasia que ele mesmo criou, uma chave inglesa e sua louca ajudante "Boltie".


O filme têm um sentido muito mais profundo do que parece. Tratando-se de um filme dramático, ele têm um personagem principal muito complexo, que se acomodou à sua vida pacata, casado com a única mulher que se interessou por ele, em um momento difícil da vida dela, logo após ela ter saída da reabilitação por ter sido viciada em drogas. Aliás, no começo do filme, Frank diz que teve apenas dois momentos felizes em sua vida, que fizeram ela valer a pena, o momento em que se casou e quando ele ajudou um policial a pegar um bandido.


Ao longo de todo o filme, acompanhamos a trajetória de Frank, tornando-se um herói odiado por todos, até que descobrem que ele combatia pedófilos, sequestradores e traficantes, tornando-se um herói amado, enfim, enfrentando os bandidos no final, perdendo muito do que ele amava, dando um desfecho surpreendente para o personagem e transmitindo uma mensagem extremamente bela para o telespectador; que você não precisa ter super-poderes, nem ser o coadjuvante de sua vida para ter uma existência significativa, de fato, Frank acaba salvando sua mulher e a vida de muitas outras pessoas simplesmente pela sua presença ali e que os momentos mais importantes de sua vida não precisam ser momentos de heroísmo grandioso ou extraordinários, um simples "bom dia", uma carona ou um "obrigado" já fazem sua vida valer a pena.


E é isso que Frank descobre no final, em uma cena incrivelmente tocante e satisfatória, fazendo deste um dos melhores filmes que eu já assisti.


4 pontos e meio