domingo, 9 de novembro de 2014

Um texto com os meus pensamentos sobre o final de Naruto.

naruto pais


Quando eu soube que o Naruto ia acabar eu fiquei eufórico, alegre de verdade, foi, provavelmente, o dia mais feliz de Outubro para mim. Basicamente, eu fiquei assim:



No entanto, eu estava muito atrasado. Acho que eu não lia o mangá desde o ano passado, pelo menos, então eu tive que ler uns 300 capítulos em uma semana, ficando assim:



Durante a minha leitura, eu lembrei por que eu havia parado de ler o mangá de Naruto. Quando Naruto explodiu (isso quando eu tinha uns 11 anos) e todos os meus amigos liam e assistiam o Naruto, eu achava aquilo o máximo, é oque me fez entrar de cabeça no mundo otaku, mas conforme você vai crescendo, ganha maturidade, você começa a questionar algumas coisas, como por exemplo, por que o excesso de peitos grandes saltando no meio da sua tela? Por que os japoneses tem um senso de humor tão ruim? Por que as lutas duram tantos capítulos? Por que os romances nunca são desenvolvidos? Por que os personagens gritam tão histericamente? Por que porcarias assim fazem sucesso com pessoas de 20 e tantos anos? À partir daí, você se toca de que a maioria dos mangás são puro lixo, produzido apenas para suprir uma demanda gigantesca de mercado.



Por essas razões, eu parei de nadar tão profundamente no mundo otaku e hoje em dia, cada anime que assisto ou mangá que eu leio passa por uma rigorosa malha fina antes de eu me atrever a assisti-lo. Após isso, parei de ler Fairy Tail, parei de comprar mangás só para ver  como eram na banca e pesquiso muito antes de assistir os 3 primeiros episódios de algum anime para decidir acompanhá-lo. No entanto, com Naruto é diferente. Naruto foi uma bomba no mundo ocidental, era o Cavaleiros do Zodíaco dos anos 2000, o Dragon Ball Z da minha geração, a maioria dos otakus entre 17 e 23 anos hoje, entrou nesse mundo através de Naruto, então muita gente dá importância para essa história, importância merecida aliás.



Então, eu decidi voltar a ler o mangá, ficando assim em alguns momentos:



Em outros, eu ficava assim:



E finalmente, alcancei o capítulo 695.



Mas finalmente, consegui alcançar o capítulo 695 e comecei a acompanhá-lo em tempo real. Mas eu estive sempre com um pé atrás em relação ao final da série. Primeiro, por que as últimas lutas foram exageradamente épicas. Entenda, não há nada de errado com lutas épicas, elas são ótimas, mas desde o final do arco da akatsuki, o mangá passa por uma sucessão de lutas épicas tão grandes que enjoa. Simplesmente, nada do que acontece ali impressiona, apenas cansa. Sem contar que os motivos dos personagens começam a perder sentido, então eu fiquei assim quando a luta final do Sasuke e do Naruto começou:



E tão rápido quanto começou, ela acabou e eu não podia estar mais desinteressado no seu desfecho quanto eu estava ao terminar de ler o capítulo 699.



Só que aquele era um capítulo duplo, então eu comecei a ler o capítulo 700, que, sinceramente, pareceu a mim muito interessante, tornando-se satisfatoriamente bom.



E eu não preciso nem dizer como eu fiquei quando vi a Hinata ao lado de sua filha com o Naruto, né?



E então a possibilidade de mais histórias do universo Naruto, mas dessa vez com os filhos dos personagens principais.



Eu estava esperando que o Sasuke morresse sim, mas se você quer saber, esse final foi muito melhor do que teria sido se o Sasuke tivesse morrido.


No final, a série do Naruto não é nenhuma obra de arte genial, leitura obrigatória para qualquer fã de um bom mangá, mas teve um final extremamente satisfatório, se não perfeito, para uma série cheia de altos e baixos e que nos últimos anos estava tendo só baixos e fundos.


Agora que ela acabou, dá até para dar uma nota 3.


3 pontos


Estou até pensando em comprar o último volume pra ter aqui guardado, se o último capítulo tiver páginas coloridas.


Quanto às novas histórias, eu espero que sejam lançadas em volumes únicos ou one-shots mesmo, por que se não, nem compensa acompanhar. Mas eu vou ficar no aguardo e ansioso, se aparecerem os filhos dos personagens principais.


naruto filhos