domingo, 16 de agosto de 2015

Dica literária: "Turma da Mônica - Lições"

msp-lic3a7oes-11-capaMais uma Graphic MSP lançada e neste volume, os irmãos Caffagi voltam para nos entreter mais uma vez com mais uma nostálgica história do grupo de amigos mais influente da literatura brasileira; a turma da Mônica, claro!

Se na primeira história da turma da Mônica pelos irmãos Caffagi, ela parecia um daqueles filmes dos anos 8 sobre amigos que passava na Sessão da Tarde, nesse volume somos apresentados a uma história com uma abordagem mais contemporânea. Começando com mais um dos planos infalíveis do Cebolinha, que, pra varia, falha, a Mônica acaba mudando de escola e esse acontecimento resulta em uma série de implicações decisivas na vida de todos os personagens da turma, fazendo-os perceber o valor que cada um tem ali.

A arte, como já era de se esperar, continua soberba. Os personagens continuam com aquele estilo "fofo" deles, meio gordinhos, pequenos, mas os personagens adultos são muito bem caracterizados também, mostrando que não há limitações para os irmãos. Outro ponto interessante é a mescla entre estilos. Em "Laços", a divisão entre o traço de Vitor e o da Lu era bem marcante, aqui há uma mescla maior e em algumas partes fica difícil saber quem fez o que nesse álbum.

Como sempre, o trabalho editorial está de parabéns, dessa vez, apresentando ao final, algumas curiosidades sobre personagens secundários (mas não falaram do Jeremias, que eu tenho certeza que fez uma partcipação especial, embora menos óbvia que o Titi - e não me pergunte como que eu lembrei do nome desse personagem, por que nem eu sei - e o Xaveco é claro!).

Enfim, mais um volume da Graphic MSP, mais uma nota alta e mais um trabalho excelente dos irmãos Caffagi.

4 pontos e meioObs: Estou ansioso pela Graphic MSP do Louco.