Rodrigo Campos é um compositor brasileiro de música pop/MPB e que lançou esse ano este excelente álbum, que é o seu terceiro.
Ainda não conhecia o trabalho do artista e confesso que esse foi meu primeiro contato com ele, mas pelo que li, ele parece seguir uma linha mais experimental no som, esforçando-se para criar uma história, deixando a música como um segundo plano, na verdade um plano de fundo, a trilha sonora de suas histórias, cantadas de forma muito poética.
Aqui, ele expande os seus horizontes e vai tirar inspiração na terra do sol nascente, o Japão e narra histórias cercadas de mistérios, com forte base no folclore japonês e uma linha poética realista fantástica digna de Haruki Murakami, que, aliás, eu diria que serviu como forte inspiração para o projeto.
Mas isso é um CD, não um livro de poemas, então falemos da música, há aqui uma forte influência do jazz mais robusto e "brigão", aquele que servia de trilha sonora para os filmes blaxpoitation, mas a presença de instrumentos de corda e sopro japoneses é marcante, ou melhor, orientais, não sei dizer se todos os instrumentos aqui são genuinamente japoneses (até eles se confundem com os instrumentos chineses e coreanos).
Por essas e outras, indico no início dessa semana este excelente CD de Rodrigo Campos e já vou procurar os seus trabalhos pra conferir e ver se é coisa boa ou não.