segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Jogos Vorazes

Olá.
Eu estou de volta aqui para falar de um livro que terminei de ler muito recentemente chamado "Jogos Vorazes".
Eu resolvi falar desse livro primeiro por que é muito bom, segundo por que eu gostei muito e terceiro por que eu quero falar dele antes de virar um modinha de adolescentes retardadas.
Primeiro vou falar por que o livro é bom: Esse livro tem um história muito boa, me lembrou um pouco "1984", na verdade é uma mistura de "1984" com "Jogos Mortais", pelo fata de se passar em um futuro onde o governo controla a vida das pessoas, indiretamente, mas controla e pelo fato de ter um jogo em que as pessoas tem que se matar. O livro, pelo menos o primeiro, não é puxado para o romance mas todo mundo sabe que eles vão romancear ao máximo o filme, mas sim para o tema da morte, afinal, a história gira em torno da morte, mas não trata a morte como se fosse um personagem, mas sim como um fator dominante na história e deixa uma lacuna de interpretação da mensagem em branco, afinal, algumas meninas vão achar que é só uma história de romance, alguns meninos irão achar que é uma história de violência gratuita, mas outros irão entender que a mensagem do livro é que não importa o quão horrível a pessoa é, ninguém merece a morte, é claro, existem outras interpretações, mas essa é a minha interpretação.
Agora vou falar por que eu gostei do livro: Apesar de uns erros na tradução, ela é boa, a leitura é fácil e dinâmica, a história é até meio sem sal no começo, mas no meio do livro começa a ficar ótima e te prende até o final.
Agora vou explicar por que decidi falar dele antes de virar "modinha": Por que esse livro já está sendo adaptado para os cinemas e os produtores querem fazer dessa história uma sequência de 4 filmes, a mesma coisa com Crepúsculo o que já é um mal sinal pois esse sistema enjoa, depois quando você adapta um livro para jovens adultos você vai pender para o lado jovem, que vai mais ao cinema e assim os produtores ganham mais dinheiro, então pode esquecer a cena do Cato sendo torturado pelas Bestantes, ficando com o corpo na pele viva, mas não morto. Por que quando você faz um filme, você não coloca a censura +16 só para ser fiel à história, você corta umas cenas aqui, muda umas falas alí até o filme virar +10, se bem que eu acho difícil  de virar uma modinha gay como Crepúsculo, acho bem mais provável que vire algo como Harry Potter, eu só espero que o filme seja fiel aos personagens, não colocando uma atriz bonita demais e atores com barriga de tanquinho, mas sim pessoas normais ao máximo, garotas de 16 anos não tem corpos de modelo e um garoto dessa mesma idade não tem barriga de tanquinho trabalhando na padaria do pai.
Mas enfim, o livro vale a pena, o filme? Bem... só nos resta esperar, eu acho que poderá ser um ótimo filme, mas se cair nas mãos erradas, será um fiasco! Eu espero que não, mas eu vi os atores e já não gostei... o Peeta era para ser loiro e a Katniss era para ser morena e não o contrário, além de Prim ter olhos azuis... mas bem, nada como uns efeitozinhos de hollywood, enfim... comprem ou baixem o livro e se deliciem com essa história incrível.