quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Stop SOPA and PIPA


Ontem, se você ntrou no meu blog viu que a página era redirecionada para um dos inúmeros links que diziam para você assinar uma petição contra o SOPA e o PIPA, duas leis que iriam acabar com a internet.
Eu, é claro, entrei na causa contra o SOPA e o PIPA, por que, primeiro: Eu achei que essas duas leis são muito exageradas, se eu morasse nos EUA eu poderia ser preso por cinco anos por postar uma música do Michael Jackson sem pagar os direitos autorais, um ano a mais que o médico que matou ele.
Segundo: A pirataria não é um mal!
O mal é o cara ir lá no cinema, gravar um filme e vender na 25 de março, mas o que acontece na internet, o download grátis de filmes, músicas e seriados não é uma pirataria tão ruim assim.
As grandes produtoras, gravadoras e etc podem perder dinheiro, mas o que eles ganham em troca, vale muito mais que dinheiro, eles ganham reconhecimento!
Se você vai ao cinema e não gosta de um filme, gastou dinheiro à toa e vai ficar sempre com um pé atrás quando for assistir à outro filme do mesmo diretor, produtor e ator.
Mas se você faz o download de um filme que gosta, você corre atrás de outros filmes do mesmo diretor, dos mesmo atores e produtores e aí você acaba dando reconhecimento e por fim lucro para os caras poderosos de Hollywood.
O mesmo vale para a indústria dos games, da música, dos seriados de tv, dos quadrinhos e dos mangás também!
Os ricaços poderosos tem que parar com essa mania de achar que a pirataria é uma coisa ruim e começar a ver o lado bom dela.
É como disso o Neil Gayman uma vez: "É claro que eu gostaria que as pessoas comprassem meus livros e pagassem o meu jantar, mas eu não me incomodo com a pirataria virtual dos meus livros por que para mim, o importante é que as pessoas leiam os meus livros e reconheçam o meu trabalho, então se eles estão comprando ou baixando meus livros não importa, por que o que importa é que ele faça parte do meu clube, o clube dos leitores!"
Aprendam poderosos!