segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dica literária: "Three Stories" de J.D. Salinger

JDSalinger-three-storiesA dica de hoje é obscura e merece uma explicação contextual.

J.D. Salinger fez muito sucesso ao lançar seu primeiro e único livro "O apanhador no campo de centeio", mas acabou entrando em reclusão pelo resto de sua vida, mantendo-se longe da mídia e dos olhares de interesseiros, sendo visto poucas vezes até o dia de sua morte.

No entanto, ele nunca parou de escrever. Nem de fazer livros.

"Three Stories" é uma coletânea de textos que Salinger copiou e imprimiu 29 cópias, distribuindo-as para parentes e amigos, deixando uma cópia numa biblioteca de uma das várias faculdades que têm alguns de seus textos inéditos. Sabia-se da existência de apenas uma cópia, a da faculdade, mas em Setembro foi vendida pelo eBay uma cópia perdida desses livros.

O comprador escanou o livro e disponibilizou num site de torrents e logo outros sites de torrent estavam com esse livro e por fim, um usuário do Reddit espalhou a notícia pelo mundo.

Para quem duvida, especialistas dizem que esses são sim os contos originais.

O primeiro é o excelente "The ocean is full of bowling balls", que conta como Allie, o irmão de Holden morre, contado do ponto de vista de quem viu tudo (D.B.) e apresentando para nós uma visão diferente, interessante e comprovadora da genialidade de Salinger, de quem é o Holden.

O segundo é apenas mais um conto a-lá Salinger. Estranho, inesperado, cotidiano, por que não fatídico?

E o terceiro é um dos contos mais obscuros de Salinger. Li uma vez que esse é seu único conto que mais se aproxima do gênero terror. Verdade seja dita, não é um conto de terror, mas é um conto fantasioso, estranho, muito intrigante e que me fez lembrar dos filmes de David Lynch.

Enfim, esse livro pode até ser uma enganação, já que só poderemos comprovar a veracidade dos textos depois de 2060, mas já é uma dádiva. Um presente dos Céus, pois podemos sentir um gostinho do que Salinger nos deixou, ou melhor, um gostinho do que está por vir depois de 2060.

black hole