domingo, 27 de abril de 2014

Dica cinematográfica: Hexalogia Star Wars

Star-Wars-Universe

 

Nunca havia assistido Star Wars antes. Não, essa série de filmes não fez parte da minha infância, graças a Deus, já fui zoado demais por gostar de DBZ e Pokémon quando moleque.

Mas decidi assistir esse ano, por causa dos novos filmes que vão sair e nesse final de semana terminei de assistir os 6 filmes, na ordem da história, ou seja, assisti os mais recentes primeiro e depois os mais antigos.

Com eu sou curto e grosso, já vou dizendo: É uma série foda! Gostei de Star Wars. Têm personagens muito carismáticos, uma narrativa interessante, reviravoltas surpreendentes e batalhas empolgantes, além de se passar em um universo complexo, cheio de simbolismos intrigantes, que só ajudam a tornar a história mais empolgante.

No entanto, não me tornei fã, como muitos outros caras mais velhos do que eu, ou até mais novos, até por que não cresci assistindo a série e sendo mais fã a cada 3 anos. Sem contar que o modo como cada filme acaba e começa, sem muita ligação com o anterior, iniciando um outro "arco" da história não me pareceu tão interessante e aquele papo do George Lucas de ter esperado para fazer os filmes mais recentes por que queria uma tecnologia melhor em pareceu papo furado para justificar uma tentativa (bem sucedida devo admitir) de abocanhar mais dinheiro com uma boa série de filmes. Aproveitando para aumentar a empatia pelo vilão mais emblemático do cinema (a trajetória do Darth Vader é incrível).

Aliás, toda a narrativa do filme, acompanhando 2 gerações de uma família é extremamente bem construída e interessante.

Já os efeitos especiais variam muito de filme para filme, mas eu achei os efeitos dos filmes antigos melhores, talvez por que eu goste mais de ver robôs e bonecos animatrônicos no lugar de CG.

Enfim, vale a pena assistir essa brilhante hexalogia.

black hole