Dica cinematográfica: "Genius Party" (2007)
O nome já diz tudo.
Esse filme é uma festa de gênios, elaborada, idealizada, organizada por gênios.
Tudo começa em 2006, com um ideia provindo do estúdio de animação japonês 4ºC: Produzir uma antologia com grandes gênios do mundo da animação mundial, com liberdade total para fazer o que quisessem desde que o tema central girasse em torno dos "limites da imaginação". 22 foram convidados, 14 aceitaram, 7 foram compilados em "Genius Party", 5 foram compilados em "Genius Party: Beyond" e 2 não foram finalizados.
Como uma antologia, são contadas 7 histórias, cada uma sem ligação com a outra, o que aumenta a diversão. A primeira, "Genius Party" é apenas uma apresentação do que se pode esperar; uma história completamente non-sense, mas com uma certa profundidade ao ser melhor analisada, cheia de simbolismos, acompanhada de uma animação estonteante e emocionante.
Logo após somos apresentados a diversos mundos, cheios de elementos de sci-fi, monstros convivendo em uma realidade alternativa onde todos são monstros, a sombria história de um rapaz que encontra seu doppelgänger, o monólogo filosófico de um mero ser humano com várias convicções religiosas e morais a nos apresentar, recheado de imagens surreais e psicodélicas como num sonho nutrido a LSD, a trajetória bizarra da raça humana um mundo pós-apocalíptico, distópico e lindo, finalizando com uma belíssima crônica no melhor estilo coming-of-age, sobre dois adolescentes que se separam, após anos de convivência.
Todas essas histórias são apresentadas sem uma ordem exata, sendo um pouco chocante você sair de um mundo perturbador e ir para um mundo sincero e infantil, ou vice-versa; mas isso não estraga a diversão do filme.
A parte técnica é belíssima. A trilha sonora de todos os filmes é ótima, as animaçõpes também, sendo leves, fluindo naturalmente na frente dos seus olhos, te encantando a cada momento.
"Genius Party" é um clássico moderno. Um perfeito exemplo do que o mundo da animação têm a nos mostrar. Um "must-see" para todos aqueles que se dizem amantes dessa arte, que serve para todas as idades.