terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dica cinematográfica: "Birdman" (2014)

YLSqP80


"Birdman" é um filme de comédia e drama, que chamou a minha atenção principalmente por ser feito para parecer um enorme plano sequência.

Na trama, Riggan Thomson é um ator que planeja fazer a sua grande estreia na broadway com uma peça que ele mesmo adaptou e dirige em uma tentativa de recuperar a fama perdida, que obteve ao interpretar o papel de um super-herói chamado "Birdman" em filmes dos anos 90. No entanto, liderar uma equipe de atores e ainda lidar com seu ego gritando dentro de sua cabeça mostra-se uma tarefa extremamente difícil.

Como já disse, o que me chamou a atenção e eu acho que seja o grande mérito do filme é sua direção impecável, fazendo o filme parecer um enorme plano sequência, com cortes imperceptíveis (ou quase), fazendo o próprio teatro atuar como personagem da história, pois toda a ação ocorre nele e o foco salta de um personagem para outro, explorando diferentes dramas e pontos de vista.

Não podemos tirar o crédito dos atores. Seja lá quem fez a escalação dos atores foi muito feliz em suas escolhas, pois o filme conta com um elenco de primeira e que atua magnificamente em "Birdman".

A trilha sonora também é incrível, contando com uma bateria marcante, criando um ritmo quebrado, porém gostoso de ouvir, com uma pegada de jazz que todos amamos, ou não.

O final é um pouco decepcionante, mas isso é questão de gosto, tenho certeza que muita gente gostou, mas toda a construção, a trilha sonora, a direção, compensa o final mais ou menos.

3 pontos