domingo, 1 de fevereiro de 2015

Dica cinematográfica: "O conto da princesa Kaguya" (2014)

beautifully-animated-trailers-for-the-tale-of-princess-kaguya


Mais um filme do Studio Ghibli mostrando por que as animações 2-D são infitamente superiores aos filmes 3-D, além de ensinar a todos o que é um filme infantil bom de verdade.


O filme, baseado no conto do cortador de bambu, conta a história de um cortador de bambu que acha uma menina em um bambu brilhante, adotando-a como sua filha. A menina cresce mais rápido que as outras crianças e logo ganha a amizade de todos na região onde mora. Conforme seu pai descobre mais presentes em bambus brilhantes, ele se convence de que sua filha foi enviada pelos céus para se tornar uma princesa e assim ele faz, comprando uma mansão na capital, transformando sua filha numa nobre, a princesa "Kaguya".


O filme conta com a maestria japonesa na arte de animar em 2-D, sendo feito num estilo considerado por eles como ultrapassado, mas extremamente agradável aos olhos, que é o da animação manual, feita com rabiscos e pintado a mão quadro a quadro. Obviamente não fizeram isso nesse filme (eu acho), mas o filme foi feito com essa intenção, de parecer ter sido feito a mão e pintado com aquarela.


Ao contrária das animações digitais de hoje em dia, a movimentação dos personagens é muito mais fluída, as linhas de movimento só aumentam o dinamismo, além de aumentar a estilização da animação, contando também com pontos para mostrar brilho e "borrões de tinta" no meio da tela.


Apesar do final ser muito anticlímax, isso mostra-se um ponto positivo do filme, aumentando ainda mais a emoção sentida ao assisti-lo, tornando a experiência um pouco mais inesquecível.


Enfim, "O conto da princesa Kaguya" não é o magnum opus do Studio Ghibli, mas é, provavelmente, o melhor filme de animação lançado ano passado.


3 pontos e meio