"Vampiro Americano" é uma graphic novel criada por Scott Snyder e Rafael Albuquerque para o selo Vertigo da DC comics, considerado um clássico contemporâneo e uma das minhas HQ's favoritas de todos os tempos.
A graphic novel conta a história de dois pontos de vista diferentes, a primeira, escrita por Scott Snyder conta a história de Pearl Jones, uma aspirante a atriz do cinema mudo nos anos 20, moradora de Los Angeles e que descobre que o mundo de Hollywood é muito mais sombrio do que ela poderia imaginar, dominado por vampiros antigos da Europa. Em uma festa, ela é feita prisioneira e é quase morta, sendo salva por Skyner Sweet, um notório fora da lei do velho Oeste e que está na cidade em busca de vingança. Skyner também é conhecido entre os círculos obscuros de vampiros como o primeiro vampiro americano. Juntos, os dois buscam vingança contra os chefões vampiros de Hollywood.
O segundo ponto de vista, contado por Stephen King conta a história de como Skyner Sweet se tornou o primeiro vampiro americano, depois de ser capturado pelo chefe de polícia Book.
Neste mesmo volume ainda acompanhamos a tragetória de Sweet em busca de vingança contra os oficiais de polícia que o capturaram.
"Vampiro Americano" não é um clássico contemporâneo à toa, a história é muito boa, apesar de parecer ser contada com uma certa urgência, o que não dá tanto espaço para ela "respirar", mas isso é típico de HQ's e temos que aceitar.
A ambientação ocorre em diversos momentos da história americano e os desenhos são muito detalhista neste sentido, coisa do Scott Snyder, que de acordo com Rafael Albuquerque envia tudo quanto é referência para ele usar como inspiração em seus desenhos.
Desenhos muito bons por sinal. O traço é muito bom, algumas imagens são realmente perturbadoras e quando ele decidiu usar um traço aquarelado ao desenhar para Stephen King, seus desenhos ficaram ainda mais belos.
A edição da Panini ficou muito boa, contando com extras muito interessantes e que fazem você se orgulhar de ter em casa.
Vampiro Americano é uma das minhas obras favoritas e só recentemente terminei de ler o terceiro volume e me senti mal por não ter indicado ele ainda, portanto espere mais dicas no futuro.