terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Dica cinematográfica: "Kimi to, Nami no Noretara" (2019)

 

kimi_to_nami_ni_noretaraOu Ride Your Wave, como está no My Anime List desse filme em sua tradução, não literal, para o inglês.

O filme conta a história de amor entre Hinako e Minato. Ela é uma surfista que acaba de se mudar para uma cidade costeira a fim de estudar e ele é um bombeiro que assim que a vê surfando, diz que ela é a sua heroína e após salva-la de um incêndio inicia um frutuoso relacionamento com ela.

A obra é dirigida pelo grande Masaaki Yuasa, que é, infelizmente, conhecido pelo Devilman Crybaby, um dos piores animes recentes, mas que já produziu pérolas como Ping Pong, Kaiba e Yojouhan Shinwa Taikei, contando então com o seu característico estilo de animação. Personagens esguios, roupas estilosas, 2D e 3D lado a lado, além de uma fluidez fora do normal nas animações forçam o seu estilo e ele também, infelizmente, não é para todos os gostos.

Já ouvi muitos comentários negativos acerca do seu estilo de animação. Juro que não consigo compreender. Alguns maus gostos são compreensíveis, mas nunca consegui encontrar alguém que justificasse em termos razoáveis não gostar do estilo de animação de Yuasa.

Em todo caso, acredito que a narrativa desse filme também não será para todos. A começar pelo fato de se tratar de uma obra de realismo fantástico, misturando assim coisas impossíveis num ambiente realista, que causa confusão na mente de muitas pessoas. Este filme é uma daquelas obras que você tem que se deixar levar, ele não vai explicar tudo pra você e você não vai conseguir achar todas as respostas para os "problemas" que ele apresenta. Problemas que no filme não são problemas, só são problemas se você ficar pensando que essa história se passa num universo igual ao nosso. Não é assim.

Bom, o filme nos apresenta o casal, ligado por uma estranha profecia proferida pelo personagem masculino principal, Minato. Esse ponto é ligado mais pra frente no filme, mas até lá, você vai assistir um fofo relacionamento crescer e acabar instantaneamente, o que representa um enorme deslocamento narrativo. O que era até então um romance bem água com açúcar ambiente no Japão dos dias de hoje se transforma numa tragédia, que culmina numa comédia romântica de realismo fantástico, com fortes toques dramáticos.

É uma história triste, pra ser honesto com você, mas é uma ótima história. Temos uma animação bem feita, uma narrativa surpreendente, muitas reviravoltas, ganchos perfeitamente conectados e uma trilha sonora muito agradável e tocante que é capaz de te levar às lágrimas.

Claro, assista tendo em mente que é uma obra de realismo fantástico. Vão acontecer coisas impossíveis e elas não serão explicadas, mas se você se deixar levar, tenho certeza de que irá se divertir muito com esse filmaço japonês!