segunda-feira, 22 de junho de 2020

A internet brasileira caminhou quilômetros para frente na semana passada

1376100-1573009668656-e7ca79de92bdb

Há uma sensação egotística de acreditar que vivenciamos momentos especiais e únicos na história, provindo da nossa necessidade de afirmação. Conforme essas sensações se tornaram banais e altamente divulgadas nos anos logo após o surgimento e popularização da internet, a forma de se abordar esse tipo de situação passou a ser a irônica. No entanto, há momentos que são realmente históricos e nós podemos entendê-los logo após vivê-los pelo impacto silencioso que eles nos causam.

Foi assim quando o Pânico, aos poucos, foi crescendo e se tornando o veículo de mídia principal para se obter conhecimento das ideias políticas atuais do país, foi assim ao vivermos a calmaria pós-2013, foi assim quando houve um crescimento de ideias conservadoras na internet por volta de 2010... O impacto é silencioso, ou seja, sentimos que algo foi feito de impactante, mas não podemos colocar em palavras o que é que sentimos e apenas tempos, meses ou anos, depois é que conseguimos entender.

Semana passada, dois momentos geraram esse impacto silencioso: a conversa do Flow Podcast com o XBox Mil Grau no meio da semana e a conversa de Maicon Küster com Gambit.

unnamed

Já falei do quão importante foi a conversa com o Xbox Mil Grau no Flow aqui, mas nunca falei dessa "polêmica" que o Maicon criou. O caso é o seguinte: o Maicon, junto com o Orochi e o LubaTV reagiram a um vídeo de um pick-up artist (talvez um termo pejorativo?), onde ele se filmou chegando do nada numa mulher e ia parando o vídeo para comentar. O vídeo, polêmico em seu conteúdo por envolver situações que ofendem as sensibilidades atuais da sociedade, fazia parte de um curso para melhorar a auto-estima de homens e mostrava como o cara mais desajeito e estranho poderia se dar bem com uma mulher do nada, no meio da Paulista, num domingão de sol.

E deu certo... no final, o cara beija a menina, mas o vídeo é todo cortado e não mostra como o Gambit (o tal pick-up artist) chegou até aquele ponto, qual o intuito daquilo e quais as consequências. Ou seja, aquele vídeo era um chamariz, colocado no Youtube para chamar a atenção mesmo e vender um produto, que aparentemente dá certo, pois no site oficial do cara encontramos depoimentos de ex-clientes.

O vídeo de reação explora bem as sensibilidades atuais da sociedade, com piadas e do jeito irônico que lastimavelmente os youtubers atuais escolheram usar. A reação em si não acrescenta nada ao debate, fora um ou outro comentário do LubaTV.

Porém, o Maicon lançou um outro vídeo na sexta-feira da semana passada, conversando com o Gambit e o resultado foi realmente construtivo. Lá o Maicon não esconde as suas críticas, honestas e até pesadas, mas também ele se esforçou para ouvir e entender o outro lado e o Gambit tem uma puta oportunidade de explicar o seu trabalho, contextualizar o vídeo e, de certa forma, limpar a sua imagem.

image-1

A real é que ele não é um simples pick-up artist, mas um especialista em interação social, com um curso para melhorar a comunicação dos homens na hora da sedução, mas com um trabalho voltado a melhorar a comunicação de homens de uma maneira geral. Sabe os caras excluídos que não saem de casa, não tem amigos e estão a todo momento minando a própria auto estima? Pois é, ele ajuda esses caras e, de certa forma, faz mais pela sociedade do que qualquer jornalista ou justiceiro social de Twitter.

A verdade é que ele é uma boa pessoa e faz um trabalho muito interessante. No final, o Maicon deixa ainda suas críticas e é complicado mesmo defender algumas coisas que estão no vídeo, mas o Gambit mesmo assume que aprendeu muito e esperamos que ele mude algumas atitudes. Porém, o seu trabalho de melhorar a auto estima de homens, suas abordagens sociais e mesmo a sua vivência pessoal deve continuar.

O que esse evento e a conversa com o Xbox Mil Grau têm em comum?

Têm em comum que eles não seriam coisas que aconteceriam há um ou dois anos atrás, num Brasil extremamente dividido, onde não havia espaço para o diálogo e a honestidade intelectual. O fato de eventos como esse existirem e os dois na mesma semana são indicativos de uma melhora no clima social do país, avanços foram feitos em direção a união do país. Não há mais espaço para direita contra esquerda, mas há amplo espaço para o diálogo e quem não adotar isso, sofrerá muito.

Semana passada escrevi um post dizendo que o Flow iria sofrer muito ainda. Hoje já não sei mais se mantenho essa opinião, pois o vídeo do Maicon me fez retomar a esperança de que caminhamos para um lugar melhor nos discursos sociais brasileiros.

E que melhore!