terça-feira, 3 de novembro de 2020

Dica cinematográfica: "Lourdes" (2019)

MV5BYzdjZTNjYjUtMDFkZS00MGU3LWIxODUtMDU1YTBjZTU3ZDMwXkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_

Mais um filme vindo da Lumine, que já foi indicada aqui no blog anteriormente e com uma bela surpresa.

Lourdes é um documentário que acompanha a peregrinação de algumas pessoas para o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, um místico lugar na cidade de mesmo nome onde Santa Bernadete Soubirous viu algumas aparições da Virgem Maria no século 19.

Dirigido de forma magistral, esse documentário é um deleite para os olhos, porém também um choque para a alma. É uma dessas raras obras de arte em que sentimos a intervenção divina como fonte de inspiração para os artistas responsáveis pela obra. E nítido que a inspiração foi enorme.

Porém temos que louvar os aspectos técnicos da obra. As cenas são impecáveis, a direção de áudio, idem. É um filme que alia de maneira incrível os aspectos belos e sublimes da arte. Por óbvio, as histórias dos peregrinos são tocantes, mas elas nos são apresentadas de maneira muito sensível, leve e singela. Em outros momentos, principalmente quando somos apresentados aos elementos mais "rígidos" da fé, como, por exemplo, a cena da eucaristia, onde diversos padres são filmados com uma canção minimalista, mas crescente, criando um ambiente imponente, poderoso, temeroso, mais ou menos como Dante conseguiu fazer com o Paraíso.

É impossível não se emocionar. Me peguei chorando em diversos momentos, tocado pelas imagens, mas principalmente sentindo o sofrimento de todos os personagens que nos são apresentados. Histórias reais, muito profundas e que nos lembram da dimensão da vida humana.

Lourdes é uma obra fenomenal, muito bem feita, dirigida e guiada de forma magistral. É também um documentário necessário para os tempos negros em que a Cristandade vive.