"Franny e Zooey" é um díptico, duas obras que se completam. Um conto e uma novela publicados inicialmente na revista The New Yorker, onde Salinger tinha um contrato de exclusividade sobre seus contos.
Neste livro há duas histórias centradas, a primeira em Franny, a caçula da família Glass e a segunda em Zooey, o menino mais novo da família. Os dois já estão adultos na história e como seus irmãos acabaram virando precocemente adultos, cultos e super inteligentes, em parte pela influência forçada dos irmãos mais velhos, Seymour e Buddy, que os forçavam a ler clássicos da literatura e obras filosóficas e religiosas desde crianças.
Assim como o resto da família, Franny e Zooey são problemáticos. Os dois vivem em conflitos existenciais, querem que tudo seja perfeito, do modo como foram forçados a acreditar que o mundo deveria ser quando crianças e assim seguem na fase adulta. No entanto, o mundo não é como eles esperam que seja e esse é o motivo deles entrarem em depressão e ficarem perdidos na vida.
Zooey acaba lidando com isso mais fácil do que Franny, no entanto, de uma forma destruída e pessimista, o que não o faz ser uma pessoa simpática para os outros.
Já Franny, pela pouca idade, encontra-se enfrentando esses problemas existenciais pela primeira vez, mas pelo modo como o livro termina, ela acaba encontrando a resposta tão óbvia para seus problemas, que Seymour já havia encontrado há muito tempo.
Aliás, de acordo com uma frase soltada por Bessy, a mãe dos Glasses, parece que somente Seymour, Walt (um dos filhos gêmeos da família e que more na guerra) e Booboo (a filha mais velha, casada e com um filho vivendo em Connecticut) encontraram essa resposta óbvia e se acostumaram a ela de uma forma natural e que os possibilitou serem felizes. No entanto, isso acaba se contradizendo ao lembrarmos que Seymour suicidou-se com um tiro na cabeça.
Enfim, Franny e Zooey foi um dos últimos livros publicados dando continuidade a saga da família Glass e eu já comecei a ler um livro fan made com contos não compilados de Salinger e pelo que eu vi, nesse livro contém o último conto da família Glass, o que dá um fim à saga dessa família tão carismática e interessante, explicando por que Seymour suicidou-se.
Essa é a dica de hoje: "Franny e Zooey".