sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dica musical: "Random Access Memories" do Daft Punk

"Random Access Memories" é o quarto album de estúdio do duo francês que revolucionou o curso da música eletrônica mundial.
Daft Punk criou verdadeiras pérolas musicais, o que os fazem uma das figuras mais icônicas desse seleto mundo musical.
Eles ficaram 8 anos sem lançar algum material inédito e esse ano, com o lançamento desse álbum, envolto em mistério, encheu de expectativas muitas pessoas, fazendo desse álbum um dos lançamentos mais "hypados" da história.
Tudo começou com um genial riff de guitarra, lembrando a época das discotecas dos anos 70 lançado durante um intervalo do SuperBowl. Não passava de alguns segundos, mas foram segundos que fizeram qualquer um querer se mexer na frente do computador ao ouví-los na Youtube, alguns dias depois.
Depois foi lançado uma espécie de prévia de um videoclipe para a mesma música, compilando no final todas as participações especiais contidas no álbum.
E enfim, a música foi lançada no iTunes. "Get Lucky" foi um sucesso imediato, alcançando a posição #1 logo nas primeiras horas, após o lançamento.
E finalmente o álbum foi lançado. Para aqueles que esperavam um disco revolucionário de música eletrônica, algo que irá mudar toda a história da música daqui em diante, sosseguem o facho. Essa nunca foi a intenção do Daft Punk, desde que o site oficial do CD foi lançado, eles fizeram questão de dizer que só queriam voltar no tempo, nada de criar algo novo, revolucionário, apenas algo belo, voltar no tempo e repaginar uma velha fórmula.
E deu certo.
Random Access Memories faz as discotecas parecerem até lugares legais. Faz de todo aquele som brega e chato dos anos 70 parecer divertido, acompanhado das características batidas eletrônicas do dua francês.
É por isso que Random Access Memories merece ser ouvido, é por isso que ele recebe destaque na cena musical. Não pela sua inovação, não por chamar o mundo musical para uma revolução ou algo assim. Mas por pegar algo antigo e fazê-lo legal de novo. Simplesmente isso, ser legal.
=3