segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dica cinematográfica: La Grande Bellezza



Neste filme desse ano, a história gira em torno de Jep Gambardella, um escritor decadente de um livro apenas, mas que se tornou famoso por causa dele e por esse mesmo motivo vive, muito bem, de seu trabalho de jornalista, em uma casa luxuosa, visitando palácios, ao lado de pessoas igualmente ricas, mas igualmente decadentes.

Jep vive cercado de luxo, beleza, palácios, nobres, artistas famosos, políticos e até criminosos, em festas deslumbrantes, alegres e agitadas, dormindo quando Roma acorda e acordando pouco antes de Roma dormir.

No entanto, apesar de tanta ostentação e aparente beleza, Jep é solitário, sombrio e melancólico, sempre preso a memórias de sua juventude quando estava descobrindo o amor e sua carreira ainda não tinha deslanchando.

O filme provoca reflexões em quem assiste sobre arte, a vida contemporânea e a sociedade em que vivemos, invejando aqueles que podem viver de maneira luxuosa, quando nem eles tem a vida que queriam ter.

Se já não bastasse o roteiro ser muito bom, ainda tem a ótima direção, principalmente a fotografia do filme, que é muito boa, destacando a beleza já existente em todos os cenários onde Jep vai e intensificando-a, provocando ainda mesma a sensação de que Jep está, na verdade, reclamando de barriga cheia, ou talvez não, se você pensar em alguns pontos de sua história.

Enfim, recomendo esse filme que pode cansar (devido à sua duração), mas se você já assistiu outros filmes que eu indiquei, irá terminar de assisti-lo satisfeito com a película que acabara de ver.

4 pontos