"Batman: O cavaleiro das trevas" é uma HQ de 1986, escrita e desenhada por Frank Miller, contando a história de um Batman aposentado, que se vê atormentado pelos fantasmas do seu passado e precisa voltar a combater o crime, pois já não aguenta mais as coisas como estão em Gotham.
Na história, Bruce Wayne tem 55 anos, está longe da vigilância do crime há 10 anos e devido à onde de violência dominando Gotham e uma crise que atingiu todos os heróis da Liga da Justiça, forçando-os a viverem escondidos, decide voltar a combater o crime e para isso, ele veste sua capa e volta às ruas, movido mais por uma vingança guiada pela morte de Robin do que pela sede de justiça e por esse motivo, ele acaba sendo perseguido pela mídia e pela polícia, já que seus métodos de combate ao crime se tornam menos convencionais e mais sombrios, com requintes de crueldade, chamando a atenção de todos os seus antigos inimigos, como o Coringa e o Duas-Caras e até de seus antigos amigos, como o Superman.
Essa história é um conto sombrio fechado sobre Batman, não faz parte do universo definitivo da DC Comics, mas nem por isso deixa de ser influente. Foi com essa HQ e Watchman, publicada no mesmo ano e Maus de Art Spielgelman, que os quadrinhos deixaram ser "coisa de criança" e começaram a virar coisa séria, envolvendo temáticas puramente adultas, linguajar mais violento e banal, além de contar com análises psicológicas e sociológicas profundas (o que pode ter começado como uma simples piada nessa HQ, mas foi levada a sério) em outras HQ's.
Se você ler essa HQ hoje irá notar o tamanho da influência dela, já que muitos elementos contidos nela são utilizados até hoje por outros autores e editoras.
Sem contar a arte de frank Miller que é muito boa, bem detalhada e num estilo noir muito bonito e ao mesmo tempo sombrio, o que é um colírio para os olhos.
Enfim, indico essa obra de arte e dou à ela um selo supernova, devido à sua qualidade e influência no mundo do entretenimento.