"Drive" é um filme de 2011, o primeiro da relação Ryan Gosling-Nicolas Winding Refn e também o mais bem sucedido dentre os dois.
É um filme baseado no livro homônimo de 2005 e conta a história do Motorista, um dublê de filmes de ação de Hollywood, mas que também trabalha como motorista de fuga para ladrões, mas que se envolve com uma mulher casada e na tentativa de ajuda o marido dela a quitar uma dívida feita com bandidos na prisão, acaba se vendo numa rede criminosa, sem sinal de final feliz.
"Drive" é um ótimo filme (o que explica a expectativa em torno do filme "Só Deus perdoa", mas que não é bom, talvez pelo fato de não ser baseado num livro), com uma narrativa puramente cinematográfica, onde o movimento das câmeras, a edição e até a iluminação ajuda a contar a história, além de ser um filme cru, sutil e belo ao mesmo tempo, com ótima iluminação, jogo de câmeras, edição e trilha sonora.
O filme mostra como o diretor é fascinado com cores neon vibrantes e têm um "q" de anos 80, sempre abordando com sutileza essas influências, além de contar com ótimas cenas de ação, perseguição com carros e uma pitada de gore, para nossa alegria, mas sem cair na violência gratuita. Tudo bem medido e bem realizado.
Enfim, um clássico moderno.