Dica cinematográfica: "O gigante egoísta" (2013)
"O gigante egoísta" é uma delicada e complexa crônica sobre o entendimento do nosso mundo atual.
Como toda obra de arte complexa, cada um têm sua própria compreensão sobre o que é mostrado e a minha foi uma suave crítica ao sistema capitalista e sua mediocridade, selvageria e desrespeito com os seres humanos.
Neste filme somos apresentados a dois amigos vindos de famílias pobres e problemáticas. Um deles com problemas mentais e o outro, mais velho e responsável, tem sérios problemas quanto à sua atitude.
Nesse delicioso filme acompanha os dramas vividos pelos dois, a corrida desesperada por dinheiro, com esperanças de que suas famílias melhores e o horrível e pesado encontro com uma verdade que ninguém está preparado para ouvir, ou sentir.
O filme passa rápido, abordando suas críticas de forma inteligente e muito sútil, quase que despercebido, sendo contida em poucas palavras, pronunciadas em segundos pelos personagens.
A parte técnica também está de parabéns e a ausência de uma trilha sonora só faz aumentar a ambientação desolada e melancólica do filme, contribuindo para a obra se tornar um espetáculo, tanto de narrativa, quanto em produção e crítica social.
No final, somos levados à um acontecimento trágico, que muda a vida de todos, sem perdoar ninguém, levando a conclusão de que no mundo em que vivemos, no ritmo em que andamos, não chegaremos à lugar algum.