sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dica cinematográfica: "Jodorowsky's Dune" (2013)

Jodorowsky's_Dune_poster


Alejandro Jodorowsky divide opiniões, é amado e odiado por alguns, mas para a maioria é só mais um diretor de cinema que fez fama com alguns filmes malucos e sem nexo. Eu me incluo na maioria.

No entanto, no meio dos anos 70, Jodorowsky juntou-se com Jean Giraud para criar a adaptação cinematográfica do clássico de ficção científica "Dune", o seu projeto (pasmem!) mais ousado, de acordo com ele, um filme que iria mudar a consciência das pessoas, um marco no mundo, o início de algo gigante e completamente diferente. Para isso ele juntou-se com Moebius (o brilhante desenhista de histórias em quadrinhos) e elaborou um storyboard completo do filme, contendo todos os ângulos das cãmeras, os movimentos dos personagens, suas roupas, suas falas,s efeitos especiais, enfim... Um storyboard completo. Giraud compilou o storyboard de Moebius com o roteiro de Jodorowsky, as artes de Ginger (que fez Alien anos depois), os planos do diretor de efeitos especiais e a escalação dos atores em um enorme livro. Esse livro foi enviado para todos os grandes estúdios de Hollywood e até para os não tão grandes assim e continuam lá, fazendo de "Dune" de Jodorowsky o filme mais influente jamais feito.

Jodorowsky era ambicioso e queria criar um dos, se não o maior, filme que já foi feito, gigante, espetacular, mas para isso, os estúdios teriam que investir muito dinheiro, 15 milhões de dólares de acordo com Giraud, sendo que 2 milhões haviam sido gastos só com a pré-produção. O filme acabou sendo feito posteriormente, por David Lynch, sendo um fracasso total, por que era bem diferente do que a ideia original, mas o livro que Jodorowsky e Giraud fizeram ficou guardado em algum lugar especial dentro de cada um dos grandes estúdios de Hollywood, servindo de inspiração para diversos cineastas que vieram depois.

O filme faz questão de ilustrar esse ponto, colocando diversos quadros que estão no sotryboard de Jodorowsky e Moebius ao lado de cenas de diversos filmes de ficção científica, contando também com o depoimento de cineastas que ficaram encantados quando viram o livro em alguma prateleira dos estúdios em que trabalham.

O documentário é muito bom, seguindo uma narrativa muito bem bolada, que não cansa quem assiste e até emociona, por nos fazer conhecer uma história extremamente interessante.

4 pontos