sábado, 17 de janeiro de 2015

Dica literária: "Klaus" de Felipe Nunes

Klaus


Klaus é a primeira graphic novel publicada através de uma editora por Felipe Nunes, o mesmo autor de Orome.


A sinopse segue assim: Klaus é um menino de catorze anos, que assim como todos de sua idade, se sente um pouco diferente do mundo que o cerca. Agora, ele precisará lidar com os meandros da passagem da adolescência para a vida adulta, enquanto descobre que suas diferenças com os outros não são meramente um acaso, mas algo estranhamente oculto que está prestes a se revelar.


Aqui está o trunfo da história, Klaus é um menino vivendo num mundo dominado pelos animais, acreditando ser um tigre com desvio de genes. Para ele, assim como para todos os outros animais de sua cidade, os seres humanos são apenas um mito, mas a visita de outro ser humano na cidade, faz Klaus questionar suas origens e buscar a verdade sobre o seu passado.


Não quero estragar a surpresa que são as últimas páginas dessa HQ, mas devo dizer que seu final é um pouco anticlímax, não que isso estrague a história, no entanto acaba levantando mais perguntas do que solucionando.


A arte do Felipe Nunes também é muito boa, sendo um traço bem limpo, porém com personagens bem caricatos, o que gera uma estranheza num primeiro olhar, mas é belo, principalmente se você parar para admirar o enquadramento que o autor utiliza, flertando com a luz e sombra (a HQ é toda em preto em branco, então isso se torna um fator decisivo para a construção da atmosfera), além da ideia de movimento e passagem de tempo, presente na movimentação das folhas das árvores e outros elementos do cenário.


Enfim, Klaus é uma ótima HQ, escrita e desenhada por um jovem autor, que prova em Klaus ter muito talento e criatividade sobrando.


4 pontos