sábado, 30 de maio de 2015

Dica televisiva: "Demolidor" (2015)

daredevil1

Por culpa do trabalho e outras questões, não estou conseguindo manter o blog atualizado e é por esse motivo que estou postando apenas agora a dica de "Demolidor", a série da Marvel na Netflix.

Demolidor conta a história de Matt Murdock, um garoto, filho de um lutador de boxe, que sofre um acidente com material radioativo na infância, ficando cego, a partir de então. Após a morte de seu pai, ele passa a viver sozinho e a contar com a supervisão não declarada de pessoas que logo se tornam seus mentores e ajudam na criação de sua personalidade idealista e ao mesmo tempo implacável em busca de justiça. Já adulto e formado como advogado, após perceber que nem sempre o caminho da advocacia é o caminho da justiça, ele decide esconder seu rosto e usar suas habilidades de luta e seus sentidos apurados para combater o crime durante a noite, como o Demolidor.

Ao longo de seus 13 episódios, a série apresenta todo esse enredo, que eu fiz parecer simples, mas não é.Também são spoilers, mas não tão grandes assim, visto a dimensão dessa série, que apresenta mais os personagens secundários do que o próprio Demolidor em alguns episódios. Assim, a série não apresenta apenas um herói, mas diversos heróis e anti-heróis, dando espaço para o espectador criar empatia com cada um dos personagens, dos mais brilhantes aos mais estúpidos e entediantes.

No começo, isso parece ser algo ruim, mostrando-se útil apenas após o quinto ou sexto episódio. Por falar em começo, o primeiro episódio é simplesmente chato. Não há palavra melhor para explicar a tremenda perda de tempo que é assistir ao primeiro episódio de Demolidor, que começa de forma genial contando o início da história do personagem em 3 minutos. É a melhor história de origem que você vai ver, por enquanto.

No entanto, com o final do segundo episódio, não há como não se interessar pela série, que com um exímio toque de genialidade faz referência à Oldboy e cria a melhor cena de ação que eu já vi numa série de TV. É simplesmente incrível.

No entanto, alguns toques de originalidade são gritantemente irritantes, como os cenários sempre muito escuros e os diálogos, que não soam muito atraentes e se sustentam na "muleta" de que é baseado em quadrinhos, então não dá pra se levar a sério.

Algo que eu considero uma falácia, por que eu não estou lendo um quadrinho, estou assistindo a uma série, que não é, nem de longe de comédia e que, sim, se leva a sério e tem momentos excelentes, aliados a momentos insignificantes, gerando uma mistura muito boa, mas que não chega a ser excelente, como outras críticas querem me fazer acreditar.

Por falar em mistura, eu nunca vi uma série passar de censura livre para +18 em tão pouco tempo, tendo cenas de luta que escondem os socos e na cena seguinte, um cara jogando sua cabeça contra uma estaca de ferro afiada. No entanto, isso não é ruim, pelo contrário, é muito legal, por que a série te impressiona de verdade, de forma fácil, tenho que reconhecer, mas é eficiente.

Enfim, "Demolidor" surpreende como série, mas não é nenhuma obra prima, merecendo ser assistida ainda assim, pois é, provavelmente, uma das melhores séries de ação que iremos ver em muito tempo.

4 pontos