Dica musical: "The Story of Sony Boy Slim" de Gary Clark Jr. (2015)
Gary Clark Jr. foi provavelmente o único guitarrista da última década a ser realmente levado a sério. Em 2012, ele lançou seu álbum de estreia, muito aclamado pela crítica pela sua sonoridade blues rock, elevando seu nome a um patamar acima de outros guitarristas, podendo ser uma espécie de Jimi Hendrix da nossa geração (de vez quando aparece um cara assim), mas neste segundo álbum, ele deu uma mudada em seu som, o que poderia ser encarado com muita negatividade por este que vos escreve, mas a mudança veio a calhar, criando um som complexo e todo original, dando mais força à obra que Gary Clark Jr. quis criar.
"The Story of Sony Boy Slim" é um álbum recheado de narrativas, lidando com diversos temas, desde amor e sexo (como de prache) até racismo (parece que todos decidiram tratar desse tema esse ano). Sua sonoridade revela o vasto repertório que Gary Clark Jr. usa como referência, tendo desde o blues mais puro feito com um violão até o funk, tocado em discotecas e o hip hop mais clássico.
Não é um álbum tão puro quanto seu antecessor e esconde um pouco o talento de Gary Clark Jr. na guitarra, mas é muito bem feito, cumprindo bem com sua proposta, de passar por todos os gêneros musicais dominados por negros e negras desde os primórdios da música contemporânea.
De fato, aqui Gary Clark Jr. parece trabalhar como um historiador ou professor, resgatando sons antigos, misturando-os e mastigando-os para melhor digestão de seus alunos/ouvintes.
É um álbum que vale a pena ser ouvido.