Sequer conhecia essa banda até que vi o videoclipe de “Energy” no canal do Captured Tracks (a gravadora dos caras) e gostei, aguardei pacientemente o álbum e tive uma enérgica surpresa com a sonoridade punk fantástica de B Boys em seu 3º álbum (se não me engano, contando um EP), “Dada”.
https://www.youtube.com/watch?v=Yzr7PtasKS8
O álbum é uma mostra muito boa de punk rock puro, elaborado por um trio que não foge dos três instrumentos básicos do gênero, guitarra, baixo e bateria. Esses três instrumentos ocupam um papel de igual importância, cada um deles tem seu momento e seu destaque em diferentes canções ao longo do álbum.
E a sonoridade não fica estagnada, ao contrário, é diversa, mesmo contando com um número tão restrito de instrumentos. Eles conseguem criar sons mais acelerados e agressivos e também sons mais melódicos e arrastados, sem perder o fôlego de punk rock forte e estrondoso. Eles criam uma atmosfera sônica que é misteriosa e, ao mesmo tempo, aconchegante, você se sente em casa ouvindo o álbum (se gosta de punk rock puro, claro).
Há um senso estético muito grande também nessa banda, algo notável já pelo press release, que conta com uma pseudo-entrevista com toques fantásticos, no entanto, as músicas também apresentam isso, com guitarras distorcidas, mas sem muita firula das bandas que tentam ser progressivas demais, um baixo num ritmo marcante e que guia as músicas com maestria, uma bateria cheia de energia e os vocais que me lembram os vocais de Justin Shane em alguns momentos (deixando claro as influências). O álbum como um todo funciona como uma obra de arte modernista e minimalista que se encaixaria em qualquer fanzine punk dos anos 80.
[bandcamp width=100% height=42 album=3392244892 size=small bgcol=ffffff linkcol=0687f5 track=4189843247]
Não vejo esse álbum como algo de novo, B Boys não cria nada aqui, estão apenas renovando o que já foi feito um milhão de vezes antes deles e se dão muito bem nessa missão. Não consigo enxergar também nenhum caminho claro de evolução sonora, então fica a dúvida do que vai acontecer com essa banda no futuro, mas acho que vale a pena ficar de olho neles...
Resumindo, “Dada” do B Boys é um álbum muito bom e é melhor aproveitar enquanto podemos.