terça-feira, 26 de junho de 2018

Dica cinematográfica: “Che cosa sono le nuvole” (1967)

cosasonolenuvole_27_28_29giugno

Hoje irei indicar um curta-metragem clássico, provavelmente uma das melhores coisas que Pier Paolo Pasolini já fez em sua vida e olha que ele fez muita coisa!

O nome do curta é “Che cosa sono le nuvole” ou “O que são as nuvens?” numa tradução literal e é uma adaptação muito criativa de Otelo, feita por marionetes. No filme, conhecemos um grupo de marionetes que acaba de receber a presença de Otelo, que está feliz demais por ter ganhado vida. Quando a peça começa, Otelo, atrás do palco, começa a questionar o seu papel. Por que as pessoas são ruins? Por que elas fazem coisas desagradáveis umas às outras? O que ele fez ali? E, principalmente, por que ele está ali? São questões existenciais que Otelo não entende e que o incomodam profundamente, culminando num desastre que o faz ser jogado fora. No entanto, é no lixão, ao lado de Iago, que Otelo descobre, de maneira singela, um dos poucos aspectos bons da vida.

O curta é encontrado de forma solta na internet, mas foi lançado, primeiramente, como parte da coletânea de curtos italianos “Capriccio all’italiana”. Não assisti os outros 3 filmes integrantes da coletânea, mas li comentários de que este era o melhor e não duvido. O filme é de uma beleza ímpar, muito bem produzido, contém diversos efeitos e jogos de câmera pouco comuns para a época, além de explorar temas que incomodam, mas que acabam por emocionar em seu ápice, mais para o final.

Apesar de contar pouco mais de 20 minutos, é uma obra para se admirar e assistir várias e várias vezes, podendo provocar diversos questionamentos e reflexões.

5 pontos