quinta-feira, 14 de junho de 2018

Dica literária: "Júlio Cesar" (1599)

85202_gg
No primeiro ano da faculdade li Édipo Rei e, junto com amigos, ficamos espantados o quão bem faz ler essas obras que estão no imaginário coletivo, mas que nunca nos aventuramos em ler. A experiência é boa, pois amplia o nosso horizonte do que entendemos por literatura, sem contar que podemos criar nossa própria visão de momentos extremamente importantes da história da literatura. É o mesmo caso com esse livro aqui.

Júlio César é uma das principais tragédias de Shakespeare e conta a história dos últimos dias, ou melhor, horas do imperador romano, antes de ser traído por um de seus mais fiéis seguidores, Bruto.

Apesar do título, Shakespeare, genuinamente genial, quebra as nossas expectativas e faz com que Bruto seja o verdadeiro protagonista dessa obra, apresentando um personagem complexo, antagonizado pela história, mas que aqui, ganha ares de simpatia, fazendo o que fez pela República Romana. Entendemos o crime, mas em nenhum momento compactuamos com o ocorrido, pois Shakespeare deixa bem claro que é um crime, independente das intenções.

A obra foi recentemente lançada pela cia das letras sob o selo da penguin. Sou fã dessas edições e, apesar de não ser um entendido em traduções de Shakespeare, eu assumo que é a melhor que existe no mercado brasileiro atual.

4 pontos