Ah, a Itália! Terra maravilhosa, uma das mães da cultura brasileira, com uma bela língua, belas mulheres, um cinema de dar inveja a qualquer nação e muita, MUITA história.
É pensando nisso que resolvi criar um especial só com leituras sobre um dos períodos mais importantes da história universal: a renascença italiana!
Pra começar, falemos da bagunçada, mas eficiente política italiana. Esse post do Marginal Revolution (de onde eu tirei a ideia para criar essa seção no blog, inclusive) tem um resumo interessante de como funcionava a política em Veneza. Haviam 10 passos a serem tomados para se eleger o Duque, muita loteria e números aleatórios, mas funcionou por mais de 500 anos, como explica o texto que deu origens ao post.
Como? Você deve estar se perguntando. É simples!
No entanto, nem tudo são flores. A família Medici é sempre lembrada quando falamos em Renascença, sendo os grandes líderes de Florença, governando-a de maneira quase que monárquica. No entanto, se Florença usava um sistema tão bagunçado quanto o de Veneza, que descentralizava totalmente o poder, o que permitiu que os Medici juntassem tanto poder em tão pouco tempo? A resposta não é tão simples, mas se encontra aqui.
A história não perdoa e em 3 gerações, os Medici foram expulsos da cidade, apenas para voltar 18 anos depois com o exército espanhol.
Não apenas politicamente, a renascença teve uma grande importância histórica.
Mas a renascença... foi de fato algo?
Sendo algo de fato ou não, produziu a mais bela obra de arte produzida na história da humanidade.
E uma das maiores batalhas navais de todos os tempos!