Dica cinematográfica: "The Wicker Man" (1979)
"The Wicker Man" é um clássico filme de 1979, comumente classificado como horror, apesar de eu não achar essa definição muito correta.
Para mim, "The Wicker Man" é o perfeito filme de suspense. Ele te leva a acreditar no que ele não é, para jogar a verdade do que é no final.
O filme começa lenta, com música tradicional da Inglaterra, mostrando belas paisagens naturais, enquanto um policial chega à uma ilha da Escócia para investigar o desaparecimento de uma menina. Logo no começa nota-se um certo tom hostil e o suspense cresce em questões de segundos ao sermos apresentados a habitantes da ilha de Summerisle que nunca ouviram falar da garota desaparecida, nem mesmo sua mãe.
O filem te leva a acreditar que se trata de um suspense investigativo ao nos mostrar por um bom tempo o policial investigando a ilha, de noite e de dia, descobrindo que aquela ilha era dominada por um culto pagão e que seus habitantes lembram da menina, apenas não dizem a palavra "morte", além de acreditarem que ela se uniu à natureza e seu corpo transmutou, talvez em seu animal favorito: Uma lebre.
Logo descobrimos que o policial é também um fanático religioso, mas cristão. O clima do filme muda completamente para investigação ao acompanharmos a trajetória final do policial em busca da garota desaparecida e enfim, o macabro, tenso e perturbador final derradeiro do filme, tornando-se um desses filmes de horror extremamente perturbadores.
No entanto, tirando esses últimos minutos de filme, não dá para chamá-lo de horror, apesar dele ser isso mesmo. Afinal, o final é que importa, não é?
Enfim, "The Wicker Man" não é um clássico à toa, é realmente um ótimo filme, muito belo e bem arranjado, além de contar com uma narrativa soberba, impressionando qualquer um que ousar assisti-lo.