quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dica musical: "Gist Is" do Adult Jazz (2014)

a3762416444_2


Adult Jazz é uma banda formada em 2010 (acho) na cidade de Leeds e esse ano eles lançaram o surpreendente álbum "Gist Is".

Muito já se falava dessa banda, que lançava alguns vídeos no YouTube com pedaços de apresentações ao vivo e algumas músicas prontas, mostrando que o som deles não é algo que se pode ouvir todos os dias. E o álbum de estreia confirma isso.

O estilo musical é difícil de definir, talvez seja jazz, mas não é um jazz típico, com jam sessions longas recheadas de instrumentos e ritmos que crescem organicamente, ao longo das apresentações. É algo mais recente, com instrumentos eletrônicos, mais centrado nos vocais, que parecem ser a essência de todas as canções, afinal não é difícil ouvir músicas com murmúrios feitos pelo vocalista, guiando o ritmo que os instrumentos devem seguir, lembrando canções sofisticadas produzidas há muito tempo, seja pelos cantores de jazz ou pelos cantores de bossa-nova (que aliás também eram influenciados pelo jazz).

Os instrumentos também não são constantes, sendo muito diversos, indo da básica bateria à excêntrica clarineta, com guitarra, violão, trompete, saxofone e outros instrumentos no meio, gerando uma verdadeira "bagunça". No entanto, é uma bagunça deliciosa de se ouvir, criando ritmos que crescem e se desfazem naturalmente, sem forçar nada aos ouvidos de quem se aventura por esse álbum.

Uma aventura que fica clara se você decidir prestar atenção às letras, que tentam passar uma mensagem, mas se rendem ao ritmo, tornando-se desconexas, com meia-palavras e versos que terminam repentinamente e não continuam ao longo da música, criando mais uma vez uma ponta com músicos que buscavam algo além do sentido no século passado, sem preocupação com a mensagem, mas até onde iam os limites da música, da experimentação e do ritmo.

Adult Jazz abusa dos instrumentos, dos vocais e dos ritmos, criando um ambiente que engana os ouvidos, ilude e ficamos perdidos, mas é um álbum desses que pode te fazer lembrar como é bom ficar perdido.

Não é genial, nem brilhante, talvez nem inédito, mas é novo, ao menos na época em que vivemos e ousado, com certeza, mas ouça com cuidado. "Gist Is" não é um álbum para ser ouvido a qualquer hora, quando você estiver atrasado e  com pressa, é um álbum para ser ouvido com atenção, por que se não, a viagem que ele proporciona será confusa e caótica.

4 pontos