sábado, 27 de fevereiro de 2016

Não agradeça a Pokémon Co. pela sua animação com Pokémon Sun e Moon.

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Ontem, o mundo mudou com a notícia do lançamento de Pokémon Sun e Pokémon Moon, os dois novos jogos da franquia que todos adoramos e já queremos jogar, apesar do lançamento ser só no final do ano.

Muito já começou a ser especulado sobre o que vai ter no novo jogo, mas o que chama atenção é um certo sentimento de desapontamento entre os fãs de Pokémon, por uma série de motivos idiotas (mas isso será explicado mais para frente) e por isso decidi fazer esse post, mostrando minha posição em relação a esses jogos e quem você, fã de Pokémon desapontado, não acabe se animando pra caramba também, assim como eu estou!

Aparentemente esse jogo trata-se de uma sétima geração, escrevo aparentemente, por que a sétima geração não foi algo confirmado por meios oficiais, no entanto, a não ser que esse jogo faça um reboot na franquia (o que não seria má ideia), trata-se mesmo da sétima geração de monstros de bolso. Muita gente ficou desapontada com isso, por que, de acordo com eles, já basta de Pokémon, no entanto, isso é um argumento extremamente idiota, já que é óbvio que eles irão aumentar o número de Pokémon até não der mais, inclusive eu acho que as últimas gerações estão se tornando cada vez mais simbólicas, com um número cada vez menor de Pokémon exatamente para funcionarem como uma desculpa para um novo jogo mesmo. E mesmo se tratando de uma nova geração, que inclusive será lançada para um "novo" videogame (o New Nintendo 3DS) podemos esperar um lançamento grande como foi Pokémon X e Pokémon Y, sem sombra de dúvidas o melhor lançamento dos jogos Pokémon desde Pokémon HeartGold e SoulSilver, fazendo dele, também, o melhor lançamento de Pokémon na década, levando-se em conta que esse pode ser um jogo maior e com novas mecânicas (visto que será lançado também para o New 3DS).

Outro desapontamento dos fãs é que, aparentemente, os "mistérios" de Kalos não serão explorados, como o Volcanion (um pokémon que se encontra no código do jogo, mas não foi revelado oficialmente e é o número 721) ou a estação de trem não finalizada do jogo ou a menina fantasma que foi falada por tanto tempo nas interwebs ou ainda uma aprofundada no Zygarde. Pra começar, a possibilidade de um Pokémon Z ser lançado não podem ser descartadas, pode ser um lançamento intermediário entre os jogos Pokémon Sun e Moon e uma outra série de jogos a ser lançada daqui a 6 anos, talvez? Afinal, é de praxe cada geração ter ao menos duas séries de jogos desde Ruby e Saphire. E mesmo que eles abandonem essa ideia, é de uma ingenuidade gigantesca esperar que esses "mistérios" sejam solucionados. O que engana muitos fãs e aborrece (com razão) gamers mais experientes, é achar que esses "mistérios" foram adicionados intencionalmente e terão alguma solução num futuro não muito distante. Pois então eu digo a vocês, vocês estão todos enganados, por que esses detalhes adicionados aos jogos é o que se chama de "encher linguiça", são coisas adicionadas para cobrir um espaço vago no código do jogo e que serve para dar uns minutos a mais na sua jogatina, assim quando você olhar o total de horas que jogou vai pensar que esse é um jogo com muito conteúdo e também serve pra quebrar a monotonia de desmaiar bichos-ganhar experiência-evoluir-entrar numa cidade-conversar com todo mundo-derrotar uns vilões-derrotar os líderes de ginásio-desmaiar bichos. Quem se impressiona com essas coisas é muito ingênuo, só isso.

E outro ponto a ser refutado é o simples desapontamento em si. Por que você, meu amigo Nintendista, fã de Pokémon e brasileiro (isso é um detalhe importante) ainda espera alguma coisa dessa empresa? Por hoje dispensarei a Nintendo de meus comentários maldosos, mas o que é dela está guardado e vou falar apenas da Pokémon Co. A Pokémon Co. é um empresa que se importa apenas com dinheiro, nada do que eles fazem é feito para os fãs e você, libertário anarcocapitalista, pensa "e qual o problema disso?". O problema é que eles, como empresa, não podem se sustentar sem a clientela fiel, no caso os fãs que compram jogos, cartas e pelúcias de bichos tão icônicos. Não há problema nenhum em você faturar às nossas custas, pegue todo o meu dinheiro suado, eu não ligo, mas eu quero qualidade, eu quero me sentir importante para eles. Vou traçar um paralelo com a que deve ser a melhor empresa de games atualmente, a Rockstar. Tudo o que eles fazem é feito de tal forma que acabe gerando dinheiro para eles, os jogos, as campanhar de marketing (ainda que raras), até as entrevistas de suas equipes internas e eu nem devo falar do seu CEO, por que é desnecessário. No entanto, em tudo o que eles fazem, também é notável a importância que eles dão para os seus fãs. Veja, por exemplo, o GTA V, nenhum DLC pago, nenhuma campanha de marketing agressiva e ainda assim é um dos jogos mais vendidos da história, um dos jogos mais assistidos em gameplays do Youtube, é a franquia de jogos mais rentável da empresa e toda empresa do mundo (não só de games) daria o coração de todos os seus acionistas para ter metade do faturamento que a Rockstar tem. Tudo isso é graças a importância que eles dão para os seus fãs e eles ficam atentos ao que eles pedem, algo que fica muito bem ilustrado num acontecimento do ano passado, em que após um DLC, o modo criador, que muita gente usava para criar as corridas mais iradas que você vai ver em gameplays do Youtube, sofreu uma mudança e não foi mais possível empilhar objetos em cima de outros, o que impossibilitava as pessoas de criarem as estruturas bizarras que são marca registrada nas corridas online do GTA. Foi feita uma enorme campanha nas redes sociais para que a Rockstar voltasse atrás nessa atualização e algum tempo depois, voilá, novo DLC, descorrigindo o bug do modo criador, pronto, comunidade de fãs feliz novamente! Sabe quando que o mesmo aconteceria com a Pokémon Co.? Nunca! Por que a Pokémon Co. é uma empresa extremamente fechada, que se importa apenas com o mercado japonês e mesmo assim não liga para os seus fãs japoneses. Há décadas Pokémon deixa dúvidas nas cabeças de seus fãs e elas nunca foram respondidas. Quer exemplos? Pokébola GS, alguém se lembra? Pois é, é bom nem lembrar pra não passar raiva. Quer exemplos mais recentes? Pokémon Bank, por que um serviço de armazenamento de pokémon precisa ser pago? E outra, não é nem pague uma vez e pronto, é um serviço de assinatura! Esse mês mesmo, a Pokémon Co. está "celebrando" os 20 anos de Pokémon e resolve distribuir um monte de pokémon lendários, o primeiro é o Mew, o queridinho da galera, mas aí eles resolvem fazer essa distribuição através de algumas lojas físicas parceiras no Japão, EUA e Europa, apenas. Alguns explicam isso como uma forma da Pokémon Co. manter viva a sua parceria com tantas franquias de lojas de brinquedos e videogames pelo mundo afora, no entanto, essa explicação é um tremendo tiro no pé dos defensores dessa empresa de merda, por que isso só mostra o quão retrógrados eles são. Numa era de mercados digitais dominando a mente (e os bolsos) de todos, pra que se preocupar com franquias de lojas físicas? E pior, franquias que nem estão presentes em todos os continentes do mundo, como nós, brasileiros ficamos nessa história? Aliás, como toda a América do Sul fica? Como ficam continentes inteiros como a África e a Oceania (a desculpa de mercado consumidor não se justifica ao excluir um mercado tão forte e imponente como o da Austrália e a Nova Zelândia)?

Sou fã de Pokémon desde criança e se tem uma coisa que eu agradeço à Pokémon Co. é a de ter me ensinado a lidar com decepções, por que desde os 7 anos sou esfaqueado pelas costas moralmente por essa empresa cretina.

Mas, enfim, jogo novo, vida nova, novos personagens, nova região, novos pokémon e já pipocam perguntas sobre o que esperar desse jogo. Além de elucidar sua cabecinha sobre a Pokémon Co., aproveitarei para deixar claro o que esperar desses novos jogos.

Não foram reveladas nenhuma imagem oficial, mas através do trailer de lançamento é possível ver algumas coisas interessantes. Além de fazer uma bela homenagem a nós, fãs desrespeitados e abandonados por eles, o trailer deixa escapar algumas imagens dos próximos jogos.

A primeira dela é do que deve ser o novo centro pokémon, redondo, mas mantendo, basicamente, o mesmo padrão de cores. Depois, eles mostram alguns veículos. Eu estava com algumas dúvidas em relação a eles, até que, assisti a um vídeo no Youtube do Mr. Lupa Plays e percebi que são todos veículos meio temáticos, um é, claramente, uma ambulância do Centro Pokémon, o outro lembra um veículo de construção com um blastoise em cima, então podemos deduzir que seja um carro de bombeiros (é amarelo, mas até aí tudo bem, por que é um jogo que se passar num outro universo) e o terceiro é uma caminhonete com uma cor verde meio pastel, o que pode-se deduzir pertencer à Safari Zone daquela região. Tudo isso diminuiu minha excitação em relação a eles, por que já deixou claro que iremos encontrar esses veículos em locais e situações muito específicos, provavelmente apenas uma vez no jogo, talvez como uma missão e depois eles viram apenas uma peça no cenário. E eu achando que já ia poder pedir carona no jogo e ver uma animaçãozinha legal do meu personagem no banco do carona com um braço pra fora e uns pokémons na capota. E outro Youtuber achando que, talvez, nosso personagem iria dirigir, MUAAHAHAHAHAHAHA. Iditota... o personagem nem tem idade pra isso na história dos jogos e eles não iriam fazer uma mudança tão drástica como colocar um personagem maior de idade no jogo ou mesmo colocar o personagem pra dirigir, por que a Pokémon Co. só faz apostas seguras e nunca colocaria algo que pudesse gerar o mínimo de controvérsia entre as mães superprotetoras e preocupadas com o que os seus filhos jogam, o episódio do James travesti e o Porygon epilético já foram o bastante.

Depois vemos a melhor imagem até então, um prédio diferente de tudo que já apareceu nas franquias do jogo, com dois personagens na frente; uma menina com uma mala e o Red (!). Aí, há muito a se especular, uns disseram que pode ser um ginásio, outros que pode ser a estação de trem que pode ligar o jogo a Kalos, mas tudo é besteira. Primeiro, por que o prédio não tem cara de ginásio nem aqui, nem na China. Segundo, que, como eu já disse, a Pokémon Co. não se preocupa com o que os seus fãs querem e nunca nos brindaria com algo tão excelente quanto uma conexão entre duas regiões, isso aconteceu há 7 anos atrás, no melhor jogo da franquia e nunca se repetirá, aprendam isso, fãs de Pokémon. É mais provável que isso seja um hotel mesmo, repare que a fonte tem um Horsea esculpido e nas paredes externas há desenhos de pokémons aquáticos, além do fundo claro seguindo uma coloração que vai do branco a um amarelo bem fraco. Pra mim, isso é claramente um hotel à beira-mar. Agora, o ponto que mais intrigou os fãs foi a presença do Red ali, ou, pelo menos, um personagem muito parecido com ele, o que derreteu o coração de muita gente e até o meu, por um momento até eu lembrar de um coisa (quero deixar claro que eu adoraria morder a minha língua aqui e estar errado, mas eu não tenho esperanças em relação a Pokémon Co.), isso é uma arte conceitual e como o nome diz, isso não passa de um conceito, uma arte feita para entender um elemento, ou vários elementos, de forma geral. Os personagens que estão ali não tem a menor conexão com a história dos jogo, eles estão ali desempenhando um papel muito bem definido, o de fazer compreender como aquele prédio deve se comportar em relação aos personagens do jogo, através dessa arte dá pra se ter ideia da perspectiva, do tamanho do prédio, das cores do cenário do jogo e como elas interagem entre si, enfim... é uma arte que serve como guia para os programadores e responsáveis por criar o jogo, mas não quer dizer que ela tenha alguma relação com a história do jogo em si. Sem contar que o Red é o personagem mais icônico de Pokémon depois do Pikachu, eu não duvido nada aquela menina acabar virando uma personagem dentro do jogo, uma dessas treinadoras que enfrentamos incansavelmente ao longo da jornada ("Menina Viajante Melissa te desafia para uma batalha!"), mas o Red está ali apenas como fanservice, o que comprova a minha tese de que os caras da Pokémon Co. são uns tremendos filhos da puta.

Em seguida, somos apresentados ao "esqueleto" digital em 3D de um novo pokémon voador. No começo, eu acho que se tratava do Fletchling, mas eu estava enganado, assim como muita gente e acabei me convencendo de que ele é um pokémon novo, sim.

E, enfim, as logos aparecem, anunciando que os jogos serão lançados só no final do ano. As logos ocidentais não revelam nada, mas há um detalhe nas logos orientais, elas tem umas pedras que parecem o item "Revive" em pé, uma dourada e a outra azul e eu acho que elas provavelmente serão os itens responsáveis por despertar os lendários dessa nova geração, mais ou menos como as orbs são na terceira geração.

Enfim, acredito que novas informações só serão reveladas na E3 desse ano, evento pelo qual estou bastante animado e, em relação as 9 línguas, não se espantem com isso, a Pokémon Co. só está fazendo agora o que todo o mercado de games fez há 10 anos atrás e isso é, também, uma prova do quão atrasada ela está.

Fiquem com Deus, um beijo e um queijo, até mais.