Dica musical: "Praieiro" dos Selvagens a Procura de Lei (2016)
E os Selvagens voltam em 2016 com o seu trabalho mais diversificado até hoje.
O disco "Praieiro", se não me falha a memória, contou com a ajuda dos fãs da banda para se tornar realidade (através de uma plataforma estilo Catarse) e sofreu um baita dum atraso, tendo sido programado para ser lançado no ano passado, mas só foi revelado hoje, em seu canal no YouTube, para animar essa triste terça-feira.
O CD conta com 11 canções, todas com sua própria sonoridade, indo do mais puro rock n'roll, fortemente inspirado pelo pós-punk das bandas indie dos anos 2000, passando por outras vertentes do rock, como o surf-rock e seguindo por outros gêneres musicais, como a MPB e o samba, por exemplo, inserindo aqui e ali instrumentos regionais do Nordeste para não deixar o ouvinte esquecer das origens da banda. No entanto, "Praieiro", apesar de sua vasta diversificação é um CD de rock, gênero que forma o maior número de suas canções e que vai agraciar os ouvidos dos fãs mais fechados a diferentes estilos.
Se, musicalmente, o CD é muito diversificado, liricamente ele não é, o que, de forma alguma é ruim, ao menos nesse caso específico de "Praieiro". Suas letras são fortemente carregadas com uma mensagem mais politizada, fazendo críticas ao governo, a sociedade e o modo de viver do brasileiro, algo que acabou se tornando uma marca da banda nos últimos tempos, mostrando um certo amadurecimento.
De surpresa, o Selvagens a Procura de Lei chegou e atacou os meus ouvidos, com um ótimo trabalho que faz jus à excelente discografia da banda.