segunda-feira, 5 de março de 2012

Review-Chronicle


Ontem eu assisti Chronicle.
E eu acho que esse pode ser o melhor filme do ano!!!
É simplesmente demais, todos os efeitos, a história e os personagens... só peca em um quesito: O estilo de contar a história.
O estilo é filmagem em primeira pessoa, quando todo o filme é contado do ponto de vista de uma câmera caseira.
E é exatamente nesse ponto que o filme peca, porque ele não é realista nesse ponto.
Os filmes que utilizam esse estilo de contar histórias são conhecidos pelo seu realismo, como "A bruxa de Blair", "Atividade paranormal" e o melhor de todos "Cloverfield".
Todos esses filmes são mostrados como se fossem fitas secretas do governo ou documentários que mostram um fato que deveria ser mantido em segredo."Cloverfield", por exemplo, começa com uma imagem preta e escrito em branco uma frase mais ou menos assim: "Essa é uma propriedade do governo dos EUA, uma gravação do caso conhecido como 'Cloverfield'." e em "A bruxa de Blair" é mostrado como um documentário mesmo, mostrando cenas da fita e cenas de programas de TV falando dos assassinatos.
Mas em Chronicle não existe isso, não existe uma cena que fala que aquela é uma fita secreta do governo ou que é documentário, mas de alguma forma, o espectador consegue "saltar" de uma câmera para outra, sim, é isso mesmo, o filme não é mostrado do ponto de vista de uma câmera, mas sim de várias câmeras, oque faz o filme perder o realismo.
Mas talvez isso tenha sido proposital, talvez o diretor quisesse mesmo fugir da dose de realismo que esses filmes passam, enfim, fica essa dúvida.
O filme é muito bom e eu ouvi que esse filme é na verdade uma crítica ao bullying e a sociedade perdida dos nossos tempos, mas eu não acho isso. Esse filme mostra, na verdade, o nascimento de um super-vilão. Eu acho que foi isso que o diretor queria mostrar com esse filme e, se for esse caso, funcionou perfeitamente.
Nota: 9,0 >>> Você tem que assistir.