quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Dica cinematográfica: "The Collector" (1965)

download

"The Collector" é um filme anglo-americano de 1965, dirigido por William Wyler e baseado na obra homônima de John Fowles.

O filme conta a história de Fred, um rapaz solitário, tão obcecado por uma mulher que acaba raptando-a e trancafiando-a no porão de sua casa. Após o despertar de Miranda, ele tenta criar um vínculo com ela, mas o relacionamento dos dois está fadado ao fracasso desde o início.

Este filme é uma obra-prima do suspense, mostrando de forma sagaz o deterioramento de um relacionamento causado pela incapacidade dos dois protagonistas de se relacionar um com o outro. Miranda é uma garota extrovertida, com dotes artísticos e com uma certa arrogância odiável. Já Fred, é um rapaz que mora sozinho, tem como hobby colecionar borboletas e teve a sorte de ganhar na loteria, sentindo poderoso, desde então.

Não há espaço para maniqueísmos aqui, o seu enredo não é preto no branco, são personagens com qualidade e defeitos como qualquer um de nós e, após um tempo assistindo o filme você não sabe mais quem é o dominador e o dominado da história.

Esse detalhe deixa o filme com uma atmosfera ainda mais sufocante, por que os momentos em que o Fred demonstra o que sente por Miranda deixam uma sensação amarga de vergonha alheia em quem assiste e nos momentos em que Miranda se aproxima de Fred ficamos indignados, inconformados com o que ela está fazendo, ou dizendo.

É uma relação doentia e como já diz o pôster do filme "Quase uma história de amor", afinal, quem nunca viu uma história como a de Fred e Miranda? O filme também deixa uma questão interessante no final, a de que os personagens estão fadados a relacionamentos assim para sempre, pois nenhum deles parece disposto a mudar, em momento algum, e por isso vão continuar a cometer os mesmos erros, sempre e sempre. Entrando e saindo desse tipo de relacionamento, mesmo que longe do cativeiro.

Quanto à parte técnica o filme é um colírio para os olhos. Eu sou suspeito de falar, pois adoro filmes coloridos em Technicolor, com aquela granulação tão peculiar nas imagens, mas mesmo quem não se liga muito nesse aspecto técnico, vai se sentir bem ao ver o filme, com suas cenas bucólicas, os planos bem abertos. Uma verdadeira obra de arte.

Enfim, "The Collector" é um clássico mais que recomendado. Assistam!

4 pontos