domingo, 21 de dezembro de 2014

Dica cinematográfica: "Before I Disappear" (2014)

Before-I-Disappear-Poster


"Before I Disappear" é um filme melodramático/indie/alternativo de 2014.

Conta a história de Richie, um cara que desiste de viver por causa da sua ex-namorada (supostamente morta), mas antes de cometer o ato final, ele recebe uma ligação de sua irmã, pedindo para ele cuidar da sobrinha, por que ela foi presa. Os dois não se falavam há anos e rever sua sobrinha foi como conhecer alguém novo. Richie passa a cuidar de Sophia durante toda a noite, descobrindo aos poucos uma nova vontade de viver, não por ele, mas pelos outros.

O filme não é nenhuma obra-prima do gênero como os brilhantes "Se enlouquecer, não se apaixone" e "A arte da conquista", mas consegue se destacar por algumas qualidades, que chegam até a superar os "clássicos" do gênero em que se enquadra.

Uma delas é o olhar técnico do diretor, usando aquele enquadramento perfeccionista que saudou diretores como Kubrick e Wes Anderson, equilibrando os elementos, centralizando os personagens no meio do quadro, mas acaba errando a mão em alguns momentos em que um personagem fica de costas enquanto fala ou é cortado apenas para mostrar um dos dois personagens principais.

Outro ponto positivo da obra são as cenas surreais que se intrometem ao longo da película, mas sem perder completamente o sentido em relação à história, até por que Richie se droga, então faz sentido ele sofrer algumas alucinações ao longo da noite. Uma das cenas que mais chama a atenção é a cena em que Sophia dança no meio da pista de boliche e, aos olhos de Richie, todos parecem acompanhá-la.

Também não tem como não ficar com a sensação de que esse filme se trata de uma sucessão de videoclipes, alguns bons, outros nem tanto, isso por que a trilha sonora é muito presente, mas para mim, não é tão boa. Algumas músicas são ótimas, outras nem tanto.

Enfim, esse é um filme bem equilibrado, conta com ótimas atuações, muito convincentes e uma abordagem interessante dos dramas pessoais de seus personagens. Por essas e outras, o filme é uma boa pedida para passar esse final de ano de forma calma e relaxada.

3 pontos