terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dica literária: "Astronauta: Singularidade" de Danilo Beyruth

Astronauta-Singularidade-Capa


"Astronauta: Singularidade" é o segundo quadrinho da segunda leva de quadrinhos da Graphic MSP, continuação de "Astronauta: Magnetar", o primeiro quadrinho da bem-sucedida Graphic MSP.


Neste volume, o Astronauta sai em missão para investigar uma anomalia próxima a um buraco negro, junto com uma psicóloga da BRASA e um astronauta gringo misterioso.


Eu não li o primeiro volume ("Astronauta: Magnetar") e sei que deveria lê-lo, por que muitos falam bem desse quadrinho, mas por enquanto não li e vou fazer essa dica, analisando apenas esse volume. Alguns detalhes têm (ou parecem ter) relação com a edição antiga, mas nada que atrapalhe um "novo" leitor, como eu. Existem algumas explicações científicas meio didáticas ao longo da história, o que não a atrapalha, por que são muito bem colocadas, em momentos-chaves da história. Outro ponto muito legal são as referências, que mesmo que pequenas continuam presentes e são muito legais, pois te faz lembrar do antigo personagem que Maurícia de Sousa criou, só que sem os elementos humorísticos.


No entanto, para mim, "Astronauta: Singularidade" tem um defeito grave: sua narrativa. Na maioria das páginas, somos guiados pela história através de quados largos, que se estendem de um extremo ao outro da página, compilando 3 ou 4 quadros por página apenas, sem muito texto, o que faz com que a narrativa pareça ser muito corrida. E eu entendo que isso faz parte do estilo do autor, eu respeito, só não gosto.


Gosto não se discute, só se lamenta.


Em relação a arte, sem surpresas, está incrível, o estilo de desenho de Danilo Beyruth é muito bom, meio rascunhado, porém muito rico e as cores foram feitas por Cris Peter, uma artista que eu admiro a um bom tempo, por que ela é muito boa, preenchendo lacunas na arte, adicionando detalhes e criando uma ambientação perfeita para o sentimento que o desenhista quer passar.


Enfim, "Astronauta: Singularidade" tem alguns defeitos, na minha opinião, que podem não ser defeitos dependendo do seu gosto, mas ainda assim é bom, uma leitura interessante para uma tarde preguiçosa e também para completar a coleção, que tá ficando cada vez mais bonita.


3 pontos e meio