terça-feira, 3 de março de 2015

Dica musical: "What For?" de Toro y Moi (2015)

adventureWeird_LP_11183_new


"What For?" é o novo CD de Toro y Moi, nome artísitico de Chazwick Bradley Bundick, um músico e produtor musical estadunidense.

Desde 2011, Toro y Moi atraiu a minha atenção, por que "Go With You", canção presente em seu álbum de 2011 "Underneath the Pine" é uma das minhas músicas preferidas, no entanto, eu nunca gostei de nenhum álbum dele, apenas desta canção, especificamente.

A principal é que Toro y Moi faz parte de um movimento que conta com uma certa falta de criatividade (ou seria liberdade criativa) que é o chillwave, um gênero musical marcado pela presença marcante de sintetizadores, loops, vocais fortemente filtrados, com uma pegada relaxante, quase preguiçosa e que tem esse objetivo; o de relaxar o espírito de quem ouve.

No entanto, Toro y Moi conseguiu se destacar dentre os seus "conterrâneos" musicais, provavelmente pelo fato dele ser um artista diversificado, que sempre busca se reinventar, usando e abusando de suas experiências pessoais para criar suas canções, o que acaba gerando uma diversidade sonora muito grande em seus álbuns, mas eu sempre achei que suas canções eram muito "doces" ou muito relaxadas para mim (se você ouviu os primeiros CD's dele vai entender o que eu estou falando).

E em "What For?", Toro y Moi muda de novo, mas (ao menos para mim) para melhor.

Suas canções continuam sendo relaxantes, porém não chegam a ser "preguiçosas", cansadas e que te botam para dormir (ou em depressão). Também continuam a ter uma forte pegada romântica, presente em todos os seus álbuns, mas com uma quebra muito boa de ritmo, um pouco mais agitado do que de costume, dançante.

Para isso, Toro y Moi foi buscar inspiração nos artistas setentistas tão em voga ultimamente e que funciona muito bem, ao menos para ele, que aprendeu a equilibrar muito bem diferentes ritmos em canções que não perdem a sua pegada original.

Sendo assim, Toro y Moi consegue inovar mais uma vez (ao menos dentro de sua carreira), diversificando a sonoridade de seu estilo musical, chamando a minha atenção e, dessa vez, conseguindo manter os meus fones de ouvido grudados nas minhas orelhas com suas canções tocando.

3 pontos e meio