domingo, 8 de março de 2015

O que eu perdi #1: "Room on Fire" (2003)

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Durante o carnaval, fiz uma viagem muito longa e um dos poucos pontos positivos dessas viagens é que eu posso revisitar toda a minha biblioteca musical no meu celular, o que faz com que eu redescubra alguns clássicos e me apaixone novamente por algumas bandas a artistas. Um dos meus amigos, que fez a mesma viagem, ficou ouvindo “The Rifles” no meu celular, enquanto eu ouvia “Reptilia” do The Strokes no iPod dele.

E naquela viagem eu percebi que havia deletado todas as minhas músicas do The Strokes, inclusive do meu computador. Algo que me fez baixar toda a discografia deles e tocar um projeto que eu tinha para o blog, mas nunca comecei; esse projeto eu apresento hoje e se chama “O que eu perdi”.

O objetivo é simples: Apresentar discos de diversos artistas musicais que eu considero incríveis o bastante para serem indicados no blog, mas como eu só indico CD’s novos (do ano em que eu estou postando), então eles nunca teriam um espaço, que não fosse dentro desse projeto.

Muito bem, o primeiro “O que eu perdi” contará com a presença farrista do The Strokes e o já clássico “Room on Fire”.

O segunda álbum de estúdio do The Strokes é um diamante brilhante e chamativo, a começar pela arte do álbum (a mais bonita de todos os álbums da banda, na minha opinião), escancarando, já logo de cara, as influências oitentistas presentes em todas as músicas do CD.

O som é muito rápido, muito bem marcado pela bateria, com riffs agitados de guitarra e solos enérgicos. O baixo, uma característica marcante no primeiro CD e algo que chama muito a minha atenção no The Strokes não é tão presente, no entanto é marcante, até por que ele assume o papel principal em diversos momentos e canções do álbum.

As canções, escritas por Julian Casablancas, não são nenhum primor criativo, pois eles nunca deixaram de ser filhinhos de papai mimados da cidade de Nova Iorque, mas em “Room on Fire” temos ótimos momentos e sacadas bacanas. Já logo de início ouvimos um desabafo: Julian Casablancas canta, em nome de toda a banda, que não quer ser lembrado. Em seguida, nos aletra que esse mundo não é para nós em “Reptilia” e, ainda na mesma canção, implora para não pararem ele. Conversava com uma garota? Pode ser. No entanto, ele também poderia estar falando com os chefões da indústria fonográfica. Quando o The Strokes se uniu para gravar “Room on Fire”, escolheram um produtor musical que foi logo mandado embora. O motivo? Ele fez o CD soar desalmado, de acordo com a banda. Conforme o CD avança, as influências oitentistas ficam cada vez mais descaradas e em outros momentos, Julian Casablancas mostra saber capturar como ninguém a aura boêmia da cidade de Nova Iorque, criando um certo estigma para a cidade que dura (e é até bem-vindo) até hoje. Tudo isso consegue esconder a medíocridade das canções, fazendo-as parecerem melhores do são.

Além disso, o The Strokes foi influente como nenhuma outra banda indie na história, claramente notável através do número da popularidade que as canções desse CD alcançaram, mas também pela “fórmula” que a banda criou e foi seguida por diversas bandas a partir de então; as músicas são marcadas por riffs de guitarra, geralmente agitados e dançantes, mas que acabam cedendo espaço para uma mudança repentina e brusca de ritmo no meio das músicas, algo que ficou conhecido como “estragar a música no meio”. Eu tinha diversos amigos que não gostavam de bandas indie exatamente por isso, por que elas começam muito bem suas músicas, mas estragam elas, do meio pro final.

No entanto, eles gostavam de The Strokes. Por que o The Strokes, como inventores dessa “fórmula” souberam usar e abusar dela como ninguém, explorando-a de todas as formas possíveis, até que não desse mais, criando após isso resultados medíocres como “First Impressions of Earth” e horríveis como “RCA”.

Alguns dizem que “Room on Fire” soa como uma continuação de “Is This It”, o que de fato é uma interpretação válida, visto que o álbum evoca a mesma fórmula usada no antecessor, mas eu vejo este CD como uma evolução, um passo à frente na mesma direção, o que leva a novos caminhos, novos sons e uma nova pegada para a banda.

A composição das canções, o ritmo das músicas, a voz rouca e zuada do Julian Casablancas, o baixo sendo usado como personagem principal em diversos momentos, a união de todos esses elementos, fizeram de “Room on Fire” um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos e eu ainda me pego escutando essas músicas, despertando lembranças antigas e marcando as novas.

Um CD eterno, brilhante, marcante, esse é “Room on Fire”.