quinta-feira, 3 de maio de 2018

Dica musical: "Fake" do Die Nerven (2018)

cs679528-01a-big

Depois que comecei a fazer alemão (e estou gostando bastante) decidi me aventurar pela cultura alemã consumindo mais filmes e musicas. Tenho varias ressalvas, mas acabei encontrando coisas muito boas, como essa banda chamada "Die Nerven".

Lançando seu terceiro álbum de estúdio (se não me engano), Die Nerven nos apresenta um som mais pesado, rasgado, mas com uma produção impecável. A sonoridade é meio rústica, mas isso é intencional, como da pra se notar em musicas como "Fake".

https://www.youtube.com/watch?v=IowD3B72ymM

"Aufgeflogen", uma canção com uma linha de baixo distorcida e "cáustica", não chega a doer nos ouvidos, como seria num álbum menos produzido, muito pelo contrario, a canção revela em sua completude a escolha estética da banda.

Dessa forma, a banda surge como uma das melhores coisas que o rock alternativo/indie pode nos apresentar. Dias atrás, conversava inclusive com um amigo e me convenci de que o Arctic Monkeys não precisa mais lançar um álbum no estilo pós-punk dos primeiros álbuns. Essa lacuna já é preenchida por bandas como o Die Nerven.

Infelizmente não dá para eu comentar muito as letras. Como toda banda alemã menos conhecida, são poucas letras que estão disponíveis na internet (ao menos no momento em que escrevo essa dica) e meu alemão ainda não esta no nível de ouvir musicas e entender tudo. No entanto, dá pra se ter uma ideia geral do álbum, que continua na mesma pegada dos anteriores. Letras confessionais e pessimistas, revelando sentimentos agorafóbicos e paranoicos. Em tempos de guerra informacional, letras assim são bem compreensíveis.

Enfim, Die Nerven continua sólido, apresentando mais um álbum muito bom, capturando a essência do rock e remodelando-a para os tempos atuais.

4 pontos e meio