terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Dica cinematográfica: “Duel to the Death” (1983)

duelo-ate-a-morte_t74923_wfzs5jh

Mais um clássico do oriente figurando aqui no blog e dessa vez um filmaço chinês dos anos 80!

“Duel to the death” conta a história de uma edição do duelo milenar entre o melhor espadachim chinês e o melhor espadachim japonês. Enquanto o duelo entre os dois é organizado na China, ninjas planejam roubar os segredos milenares dos shaolins organizadores da disputa.

O filme, produzido pela Golden Harvest, é um épico contado em pouco mais de uma hora e meia. Além de explorar questões nacionais expostas na rivalidade entre os dois espadachins, que acabam encarnando característicos dos dois países, temos ainda a presença da conspiração dos ninjas, querendo obter segredos dos shaolins chineses.

É claro que a perspectiva da qual o filme parte é chinesa, então é mais do que óbvio que a história irá puxar mais para o lado da China. É dessa forma que alguns acontecimentos do filme ganham um significado profundo e se conectam entre si ao longo de sua projeção de uma maneira adorável. Da primeira disputa entre um japonês e um shaolin, passando pela explicação do símbolo nacional dos dois países até o seu final trágico e perturbador. Tudo ganha um significado profundo.

E o filme é perturbador, pois é um típico exploitation com muito sangue e abusos típicos dos filmes wuxia, como por exemplo os personagens pularem e usarem o bastão que seguram para se impulsionarem no meio do ar e atingir um ponto mais distante. Além disso, a escalada na violência é grotesca, as cenas finais não são apenas impossíveis, como também te deixam pensando em “quem conseguiria pensar num negócio daqueles?”.

Tudo isso, contribui para tornar “Duel to the Death” um dos filmes mais divertidos que já assisti nos últimos tempos e um dos melhores chineses que vi. Apesar de ter usado alguns adjetivos não muito positivos nessa dica, tudo que disse é um elogio à obra. Pois quando assistimos filmes chineses dessa época não esperamos mesmo que seja crível e sim que seja divertido, com muito sangue e barbaridades mesmo!

São obras para aguçar a imaginação e essa obra é perfeita para isso.

Contamos ainda com uma trilha sonora recheada de sintetizadores, efeitos especiais típicos da época, uma direção extremamente competente e uma edição criativa demais. Algumas montagens são tão boas que me fizeram pensar “porque essas coisas não são feitas hoje?”, como o conflito final com os ninjas.

Em suma, "Duel to the Death" é um ótimo filme pra assistir com a família na sala nesse final de ano.

5 pontos