Dica webística: Truediltom
Faz um tempo que penso em começar uma nova categoria de dicas aqui no blog, dessa vez falando de coisas da web que eu gosto/acompanho/faço, enfim... coisas da web e 2 tristes acontecimentos recentes me fizeram querer indicar essa personalidade da web aqui no blog.
O primeiro acontecimento recente foi o final do melhor canal de ASMR que eu já tive o prazer de acompanhar na vida; a ChocolatASMR, uma italiana belíssima que fazia os melhores vídeos de ASMR que já vi. Fazia uns 2 anos que ela não postava vídeos novos, pensei em fazer um post de apreciação e, há umas semanas, descubro que seu canal foi apagado e eu nem sequer sabia seu nome real pra poder procurar mais informações dela na web.
O segundo acontecimento triste recente foi a extinção do canal no Youtube do cara que irei indicar aqui; o Truediltom!
Truediltom surgiu há alguns anos no Youtube, quando ainda era um singelo adolescente, fã de teorias libertárias e que ganhou popularidade no cantinho sujo dos ancaps por fazer uma série de vídeos sobre o marxismo. Então o menino entrou na faculdade de filosofia, conheceu um professor que se declarava de direita e após isso, o Truediltom começou a fazer vídeos explorando as teorias econômicas de Mises, a teoria política de Nozick e outros conceitos referentes ao libertarianismo.
Mas não ache que sua exploração desses temas foi meramente para servir a uma ideologia, com ares panfletários e apologéticos. Muito pelo contrário... como estudante de filosofia, Truediltom questionava seriamente os conceitos que abordava em seus vídeos e, aos poucos, gradativamente, ele foi deixando de ser um libertário.
Eu, que acompanhei o seu canal desde 2017, achei muito interessante como uma pessoa que se propõe a analisar e compreender, de maneira fria, as diversas ramificações do conhecimento humano começa a mudar de opinião, flutuando entre as esferas da ideologia, livre de qualquer proselitismo.
No entanto, não crie falsas expectativas, o Truediltom nunca deixou de ser um direitista. Sua suave mudança foi de libertário para matizes mais conservadores, adotando uma abordagem tradicionalista, afundando-se na antropologia generativa e enfim, desembocando no neoabsolutismo.
Tudo isso através de vídeos que exploravam o lado negativo da nossa cultura degenerada (ele criou vídeos falando do lado ruim da "hook up culture", Tinder e ponografia), historiadores como Spengler e até mesmo os pós-modernos que apresentam uma faca de dois gumes. Truediltom nos mostra que a abordagem revolucionária dos franceses pós-modernos mascarava algumas verdades inconvenientes que não foram amplamente adotadas pelos progressistas, mas que poderia ser usada pelos direitistas.
Mas peraí, o canal dele não existe mais, então porque você o está indicando Sommelier de Tudo?
Por que o canal dele no Bitchute ainda existe e, embora não contenha todo o seu conteúdo (principalmente seus primeiros vídeos mais libertários), ele ainda apresenta um ótimo conteúdo abordando o pensamento de caras como Derrida, Nietzsche e Deleuze, termos como formalismo e neoabsolutismo e vídeos abordando temas gerais como análises políticas, notícias e até mesmo humor.
Esses vídeos são altamente informativos, até porque muito da fonte onde ele bebe não é acessível. Autores como Nozick, Jouvenel e Eric Gans não são amplamente divulgados, embora sejam conhecidos e seus livros estão, em sua maioria, esgotados na maioria das livrarias por aí.
Os últimos do Truediltom apresentavam uma mensagem de despedida a um amigo dele, que aparentemente faleceu esse ano (eu não sei os detalhes da história). Talvez isso tenha desmotivado o Truediltom a continuar com seus vídeos. Enfrentar censura, inimigos ideológicos e criancices nos comentários não é tarefa fácil e a vida fora da internet é muito melhor.
Eu espero que ele esteja bem, saudável e contente, quem sabe elaborando algo maior, quem sabe um livro teórico? Precisamos disso.