Dica cinematográfica: “The Soviet Story” (2008)
É difícil recomendar documentários, porque é difícil eu achar documentários bons. Felizmente encontrei esse aqui.
“The Soviet Story” é um filme de 2008 que visa contar exatamente o que o título diz, a história da União Soviética. O filme começa com a formação da União Soviética em 1922 e logo em seguida com a escalada de Stalin ao poder. A partir daí o filme retrata os horrores instaurados na Rússia, a coletivização da agricultura, os Gulags, o Grande Expurgo, o genocídio do Holodomor, o massacre de Katyn e sua ligação com o partido nazista.
O documentário é mais uma forma de revelação dos podres ocultos da União Soviética, que muitas vezes passam despercebidos pelas grandes narrativas nas quais a URSS passou, como a vitória sobre os nazistas, sua batalha ideológica com os EUA durante a Guerra Fria, a influência sobre a Ásia e a queda do muro de Berlin, enfim... tantos acontecimentos que acabamos esquecendo do que estava por baixo dos panos.
E esse documentário serve para isso, para lembrar alguns, para apresentar a outros e uma pequena parcela pode optar por se ofender e taxar o conteúdo como “propagandista” ou algo do tipo. Não vou esconder que o filme tem um forte teor ideológico, notável pela quantidade de passagens sentimentais, com entrevistas com pessoas que viveram na época e uma atenção grande à suas lágrimas, mas é assim com qualquer documentário sobre crimes de guerra.
A produção foi muito bem feita, com várias e extensas entrevistas, uma pesquisa vasta de acervos com fotos e documentos escritos comprovando o que está sendo afirmado pelos produtores, além de uma qualidade artística muito boa.
Enfim, um documentário necessário, assim como muitos outros.