quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dica cinematográfica: Argo

Tá certo, este filme já tá velho, eu sei... Mas é que eu to planejando falar dele aqui, mas só hoje criei coragem!
Argo é um filme vencedor do Oscar, dirigido pelo Ben Affleck, baseado em fatos reais, inspirado em um livro escrito pelo ex-agente da CIA Antonio J. Mendez e em um artigo publicado na revista Wired, contando como a CIA conseguiu tirar u grupo de americanos do Teerã, em plena crise dos reféns no Irã, uma crise diplomática entre o Irã e os EUA, onde 55 americanos foram feitos reféns, alguns até foram mortos, durante a revolução iraniana.
Acontece que a CIA havia ajudado em um golpe de estado no Irã, estragando todo um sistema diplomático que havia sido implantado no país e aí a população iraniana se enfureceu e em um tremendo ato de imbecilidade invadiram a embaixada americana do país, destruíram tudo e sequestraram um monte de americanos, que foram mantidos como reféns.
No entanto, 6 (acho que foram 6) americanos conseguiram se esconder na embaixada canadense.
Em um tremendo ato de ousadia e coragem, o então agente Tony Mendez decide resgatar todos eles, criando um falso filme de ficção científica chamado Argo, com produção, diretor, roteiro e até obras de arte para exibição e indo até o Irã, com a desculpa de que diversas cenas serão filmadas lá.
O cara arranja passaportes, identidades e ocupações cinematográficas para os reféns americanos, que se passam por canadenses e, contrariando até as ordens de seus superiores, ele resgata os cretinos que estavam se escondendo.
Isso foi uma tremenda operação na época e foi mantida em sigilo, tanto que o Canadá ficou com o mérito do resgate e o ódio dos iranianos.
Engraçado que os EUA cometeram tantas burradas de lá pra cá, que mesmo após mais de 30 anos, os iranianos continuam odiando a cueca do Canadá, ao invés do amável país da América do Norte.
Agora a parte técnica. O Ben Affleck é um ótimo diretor. A fotografia é muito boa, a trilha sonora e todo o modo como a câmera vai filmando as ações, de uma maneira muito limpa, mas que ainda te deixa com uma leve confusão gostosa na cabeça.
Sem contar que o roteiro te mantém ligado no filme do começo ao fim, é muito bom e quando acaba você fica querendo mais e mais e mais.
Enfim, Argo é um filmasso e merece ser assistido e re-assistido por todos que gostam de um bom filme com bastante tensão.