A lula e a baleia é um filme de drama de 2005.
No entanto não faz parte dessas dramalhões melosos que enchem o saco de qualquer um. Também não é um desses draminhas com músicas indie pra atrair a atenção de adolescentes, mas fica bem próximo desse tipo de filme.
A lula e a baleia é um filme bem bruto sobre a separação de um casal e como todos na família reagem à essa situação. O filho mais velho busca comforto no pai e em ser um cafajeste, o mais novo busca comforto em práticas onanísticas, na bebida e na mãe. O pai procura comforto em sua solidão depressiva e auto-destrutiva. E a mãe busca comforto em pequenos affairs com metade da cidade. Já o gato... Bem, ele faz jus à sua espécie e não faz nada o filme todo, até causar uma pequena confusão no final.
A lula e a baleia é um desses filmes que são realmente bons e te faz sentir um formigão na alma, uma vontade de fazer algo de útil para o mundo ou mesmo algo simples ou simplesmente algo que fuja da sua rotina, como ir cortar o cabelo.
O filme tem uma história interessante, pois foi filmado em 16mm, usando uma câmera portátil, o que mostra que qualquer um pode fazer um filme de qualidade com uma câmera qualquer comprada nas Casas Bahia mesmo. O filme também foi rodado em apenas 23 dias.
Enfim, indico muito esse filme que marcou a minha tarde morta de sábado.